Nas mulheres pré-menopausa, o FSH é considerado normal até 12 mUI/mL na fase folicular do ciclo menstrual e entre 12 e 25 mUI/mL na fase lútea. Já em mulheres pós-menopausa, o FSH normalmente está acima de 30 mUI/mL. Nos homens, o valor de referência é de até 10 mUI/mL.
Espera-se níveis de LH entre 14 e 95,6mUI/mL durante a fase de ovulação. Se for observada queda nos níveis de LH em medidas sequenciais: indica que a ovulação já aconteceu (aguardar o próximo ciclo e iniciar o acompanhamento 2 dias antes da data provável da ovulação) ou indica ausência de ovulação.
Assim, o exame do hormônio folículo-estimulante (FSH) é uma ferramenta para diagnosticar a infertilidade. O FSH é produzido pela hipófise, com o intuito de manter o organismo feminino e o masculino em equilíbrio. O exame também é utilizado para verificar a produção de óvulos e espermatozóides.
O hormônio folículo-estimulante (FSH) estimula a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos. É o FSH que regula o crescimento, desenvolvimento, puberdade, reprodução e secreção de hormônios sexuais pelos testículos e ovários.
Nas mulheres o exame FSH é realizado entre o 3º e o 5º dia do ciclo menstrual, sendo que o primeiro dia do ciclo é considerado o primeiro dia da menstruação. Tecnicamente o objetivo é auxiliar na avaliação da reserva ovariana, ou seja, a qualidade e quantidade de óvulos. Valores menores indicam melhor reserva.
Nem todo exame de sangue deve ser feito em jejum Conheça alguns outros exames de sangue que não precisam de jejum: T4, livre, soro (T4L); hormônio folículo estimulante, soro (FSH); T3, soro (T3);
2.
A fase folicular é a primeira fase do seu ciclo, que começa com o seu período e termina com a ovulação. Durante esta fase, seu corpo se prepara para a ovulação e há um aumento de hormônios para iniciar o processo de ovulação, como o hormônio luteinizante (HL) e o hormônio folículo-estimulante (FSH).
Como são feitos. A pessoa fica em jejum por cerca de quatro horas no caso da medição do TSH e, no mínimo, por três horas para o T4. Depois, o técnico colhe uma amostra de sangue e envia para análise no laboratório.
“Quem tem hipotireoidismo, por exemplo, e precisa periodicamente dosar o T4 livre e TSH, pode fazer o exame em qualquer horário do dia e sem estar de jejum. Nesse caso, o paciente se alimentar normalmente, pois o jejum não fará diferença no resultado do exame.
FATOR ANTINUCLEO, (FAN) **Jejum aconselhável de 4 horas.
Tempo necessário para obter o resultado do exame: 4 a 5 dias. Confiabilidade do exame: boa. Não é específica para nenhuma doença, porém sua presença coincide com a de diversas doenças auto-imunes.