Além disso, reduz os níveis de colesterol "ruim" (LDL) e controla a hipertensão —que são fatores de risco para as doenças do coração. Com isso, previne infartos e AVC (acidentes vasculares cerebrais). A cebola roxa possui também antocianinas, um antioxidante que reduz o risco de problemas cardíacos.
As cebolas podem facilmente substituir umas às outras em diversas receitas.
Mais crocante e saborosa que a cebola amarela, a versão roxa é ideal para ser usada crua em preparos quentes e frios.
Chalotas
O sabor e o odor característicos da cebola são oriundos de compostos de enxofre voláteis, liberados no corte ou na ocorrência de qualquer injúria ao tecido da cebola. A volatização do composto de enxofre gera ácido pirúvico. A pungência, mais que a doçura, determina se o sabor da cebola é doce ou picante.
Também chamada de échalotes, as chalotas são hortaliças bem parecidas com as cebolas, de origem asiática e muito utilizadas na França. Elas são menores do que as cebolas e têm sabor parecido com o do alho, mas são mais adocicadas e suaves.
No país são cultivadas 50 variedades: amarela, roxa, branca, pérola, chalotas... Grande parte da safra produzida no país vem da agricultura familiar, que é responsável por 70% da produção.
O sabor ardido e a acidez podem ser suavizadas com um banho de água na cebola já cortada (coloque numa tigela com água gelada por pelo menos 10 minutos; depois é só escorrer bem e servir).
Coloque uma colher de chá de açúcar Globo para cada cebola. Misture e deixe nessa solução por 5 minutos, A água gelada misturada ao açúcar faz com que a cebola fique crocante e com um sabor muito mais suave, ideal para usar crua ou em molhos frios como o vinagrete, saladas, bem como lanches e pizzas.
Para cortar cebola sem chorar: 5 técnicas para dar adeus às lágrimas nos olhos
O que faz a gente chorar são os gases que a cebola libera na hora em que alguém passa a faca no vegetal. Em contato com a água dos olhos, eles reagem e formam um ácido que irrita o globo ocular. Aí, para se livrar do incômodo, o organismo contra-ataca, produzindo um rio de lágrimas.
Efetue os seguintes passos no caso de sentir irritação ocular:
O melhor método que uso é gelar a cebola antes de cortá-la. Se usar também o ventilados fica melhor ainda. Quer saber como comer salada de cebola sem chorar? Pois bem, corte a cebola gelada, adicione uma colher de sopa de açúcar, cubra com água gelada e deixe 1 hora, escorra a água e enxague.
Estratégias simples para segurar o choro no meio de uma discussão
A cebola possui células e, no interior dessas células, há compostos químicos que contém enxofre. ... Tais substâncias, sob ação de enzimas, se transformam em compostos sulfurados, que evaporam facilmente. Os compostos sulfurados, liberados quando cortamos a cebola, reagem, transformando-se em gases que irritam os olhos.
Corte a cebola ao meio e tira a pela externa da cebola. Pegue uma das metades e faça diversos cortes até perto da base (lado da raiz). Cuidado para não cortar até o fim. Esta parte é opcional: faça cortes na horizontal (2 ou 3), também sem chegar na base da cebola.
Retire apenas uma das pontas, tire a casca da cebola e, apoiando uma das metades na tábua, faça cortes na cebola no sentido do comprimento, com mais ou menos 3 mm de largura. A cebola vai ficar parecendo um leque. Apare por fim a raiz da cebola, e você terá tirinhas perfeitas.
A cebola vai ficar parecendo um 'leque'. Este 'leque' é o famoso Corte Juliene, ou em tirinhas. Só aparar a raiz, 'soltando' assim as fatias e você terá tirinhas uniformemente perfeitas. Agora é só cortar os cubinhos no sentido contrário das tirinhas até chegar na raiz da cebola e pronto.
Mas para ficar melhor vamos dar uma afinada: concentre a cebola cortada no meio da tábua, apóie a ponta de sua faca e segure-a com a dois dedos. Faça um movimento de alvanca da faca com a outra mão, segurando sempre a ponta com os dedos. Passe com a lâmina da faca por toda a cebola fazendo esse mesmo movimento.
Julienne, ou Juliana, é um tipo de corte a faca usado em culinária, na qual o alimento (especialmente vegetais) é cortado em tiras longas e finas, similar a palitos. Alguns itens que se costuma cortar "à Julienne" são cenouras, aipo (salsão) e batatas.
Cortar a cebola em cubinhos Corte a cebola pela metade, depois pegue uma das metades e faça vários cortes até a raiz da cebola. Depois, faça cortes verticais e horizontais até chegar na raiz. Para finalizar, corte a cebola até a base e está pronto!