Boca, narinas, fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, carina da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Apenas esses, não existem outros órgãos no sistema respiratório.
O ápice tem maior pressão interpleural (- 10 cm de água) em relação à base ( -2,5 cm de água), ao mesmo tempo que apresenta alvéolos maiores, portanto, com maior dificuldade de serem enchidos. Além disso, a base pulmonar é mais perfundida, tem maior circulação sanguínea. Portanto, a resposta é a base pulmonar.
Ventilação é o processo pelo qual o ar entra e sai dos pulmões. Difusão é o movimento espontâneo dos gases, sem o uso de energia ou esforço por parte do corpo, entre o gás nos alvéolos e o sangue nos vasos capilares dos pulmões. Perfusão é o processo pelo qual o sistema cardiovascular bombeia o sangue pelos pulmões.
O sistema respiratório humano é composto pelos seguintes órgãos: cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Esses três últimos formam o órgão conhecido como pulmão.
(02) Ordene a sequência da passagem do ar pelo sistema respiratório: Laringe, cavidades nasais, faringe, esôfago, brônquios, alvéolos,traqueia,bronquíolos.