Quando pensamos em “a pessoa mais famosa do mundo“, é natural que muitos nomes surjam em nossas mentes. Seja por seus talentos, conquistas ou mesmo por sua presença marcante na mídia, há várias personalidades que são capazes de atrair a atenção de milhões de pessoas em todo o planeta.
Um estudo feito pela investigadora Leura Wattenberg, expert em dados sobre identidade, mostrou que o nome mais popular do mundo é Sophia (e suas variações, dependendo do país).
Einstein tornou-se rapidamente uma celebridade internacional, a encarnação viva do supergênio. A sua foto com o cabelo desgrenhado e a língua de fora tornou-se um ícone pop que rivaliza com a imagem de guerrilheiro de Che Guevara. Suas opiniões sobre qualquer tema apareciam nos jornais, como sua defesa da democracia, socialismo e pacifismo. Foi nessa condição que veio ao Brasil, em 1925, observar um cometa que justificaria sua teoria de gravitação.
Hoje, cientistas e psicólogos entendem o ser humano como um animal dotado de razão, mas uma razão imperfeita, altamente influenciada por seus desejos e sentimentos, às vezes inconscientes, às vezes inconfessáveis, atormentado pela contradição entre esses impulsos e a vida em sociedade. Ideia surgida com a psicanálise que ciências mais duras, como a neuropsiquiatria e a psicologia evolutiva, só têm reforçado.
Em 1919, recebeu do exército a missão de investigar o Partido dos Trabalhadores Alemães, fundado por Anton Drexler. Ao participar de uma reunião, surpreendeu os membros do partido com seu lendário talento para oratória. Saiu do exército e juntou-se ao grupo, que mudou o nome para Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (ou Nazi) em 1921.
Ainda que a civilização cristã raramente tenha conseguido viver pelas palavras de Jesus de amar ao próximo, não julgar para não ser julgado e dar a outra face, a Igreja fundada em seu nome é absolutamente central na História do Ocidente. Tanto que o calendário se divide em antes e depois de Cristo.
Em 1921, Bessie Coleman foi a primeira mulher americana a ganhar uma licença internacional de piloto, mesmo tendo sido proibida de entrar nas escolas de aviação americanas. Ela viajou para a França para ganhar sua licença porque as questões raciais e preconceito de gênero americanas a restringiram de seguir sua paixão. Apesar de ter uma licença, ela não podia voar em aviões comerciais, deixando-lhe a opção de voar em aeronaves de acrobacias. Bessie foi uma mulher famosa na história quando uma grande multidão se reuniu para assistir seus shows. Ela arrecadou dinheiro com as acrobacias de voo e fundou uma escola para treinar aviadores negros para que outros pudessem realizar o sonho que ela não conseguia.
Com sua posição enfraquecida no Partido Comunista, em 1966, Mao decidiu voltar a população contra os dirigentes. A sua chamada Revolução Cultural instigou os jovens contra a burocracia do partido e tudo o mais que parecesse velho, tradicional ou ocidental. Com estudantes secundaristas atacando templos, livros e pessoas, principalmente professores e intelectuais, a China mergulhou no caos.
Todavia, é preciso muita coragem para apresentar ideias que não são aceitas ou compreendidas, e esses ícones históricos arriscaram tudo para ajudar o progresso da sociedade.
Contemporâneos notaram o quanto Lincoln era feio e malvestido, como sua voz era esganiçada. Mas o esquisitão era de fato a encarnação do sonho americano. Nascido numa família de agricultores analfabetos, tornou-se advogado estudando por conta própria sem ter concluído o ensino fundamental. Foi eleito deputado em 1846. Os debates durante a campanha ao Senado tornaram Lincoln conhecido no país inteiro.
A carta-testamento de Lenin, escrita no início de 1923, tem a seguinte passagem: “O camarada Stalin, tendo se tornado secretário-geral, tem autoridade ilimitada concentrada em suas mãos, e não tenho certeza de que sempre irá utilizá-la com suficiente prudência”. Se a carta não tivesse aparecido só depois da morte de Lenin e prontamente suprimida, as vidas de 4 milhões a 60 milhões de pessoas, dependendo de qual historiador consultado, talvez tivessem sido poupadas. É possível gastar milhares de páginas tratando das atrocidades de Stalin. Mas, em uma frase, ele mudou a história.
Addison subiu no ranking de dançarinas do TikTok, e desde então se mantém junto dos primeiros nomes da lista. Sem contar seus mais de 80 milhões de fãs no TikTok, a dançarina também já ultrapassou a marca dos 12 milhões de seguidores no Instagram. Em outras palavras, ela está com tudo!
Foi um dos artistas e inventores mais importantes do Renascimento italiano. Nascido em Vinci, na Itália, em 1452, ele é conhecido por suas obras de arte, incluindo a “Mona Lisa” e “A Última Ceia”, bem como por suas invenções como projetos de helicópteros e estudos de anatomia. Da Vinci foi uma figura polímata, com interesses em várias áreas do conhecimento, incluindo a engenharia, a arquitetura e a música. Sua obra influenciou profundamente o Renascimento e continua a inspirar artistas e cientistas até os dias de hoje, e por isso tornou-se uma das pessoas mais famosas do mundo.
Ele fez seu país crescer, implantou a ordem, depois de tempos de frustraçao e crises de poder, implantou um banco na França, beneficiou o país com construçoes, obteve a paz com a igreja e investiu na expansao territorial da França; quer dizer, nesse aspecto, ele era muito bom.
Martin Luther King, Jr. foi um ministro batista americano e ativista que foi o líder do Movimento dos Direitos Civis. King Jr. é mais conhecido, sobretudo, por seu papel no avanço dos direitos civis usando a desobediência civil não violenta com base em suas crenças cristãs.
Outra aviadora rebelde na época foi Amelia Earhart, ela começou na aviação em 1921 com apenas 24 anos. Posteriormente, Amelia quebrou o recorde feminino de altitude quando em voo alcançou 14.000 pés. Em suma, ao longo dos anos, ela quebrou muitos recordes, resultando em suas menções honrosas na história da aviação.
Essa postura ambígua fez com que seu adversário na eleição para o Senado de 1858, Stephen Douglas, o chamasse de duas caras. A réplica rendeu uma das boutades mais famosas de todos os tempos: “Se tivesse mesmo duas caras, por que o senhor acha que eu estaria usando esta?”
Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.
Já na história, se nos basearmos na quantidade de vezes em que um nome foi mencionado na mídia, a pessoa mais famosa de todos os tempos é, sem dúvida, Jesus Cristo. Com mais de 2 bilhões de seguidores em todo o mundo, Jesus é uma figura central do cristianismo e sua história tem sido contada e recontada por séculos.
Josephine Butler é considerada a mulher mais ilustre do século XIX. Ela foi uma feminista inglesa e uma reformadora social da era vitoriana. Josephine fez campanha ativamente pelo sufrágio feminino, pelo direito das mulheres a uma educação melhor, pelo fim da dissimulação na lei britânica e pelo fim da prostituição infantil e do tráfico humano de mulheres jovens. Nesse sentido, as estratégias de campanha de Josephine reformaram a maneira como feministas e sufragistas conduziam lutas futuras e seu trabalho chamou a atenção de políticos que nunca participaram ativamente da discussão sobre igualdade de gênero.
Em 12 de abril, um ataque confederado a um forte na Carolina do Sul deu início à Guerra Civil Americana, primeiro conflito industrial da História, que causaria 750 mil mortes de combatentes — quase o dobro do que o país perderia na Segunda Guerra. Lincoln aproveitou as condições extremas para quebrar sua promessa e levar adiante a abolição, primeiro nos estados reconquistados, em 1863. E no resto do país em 1865. Sua terra natal, o Kentucky, era um dos estados que lutaram pela União e que ainda tinha escravos.
Rapidamente Einstein foi reconhecido por seus pares e ganhou o primeiro cargo de professor na Universidade de Berna, em 1908, mudando-se para sua Alemanha natal em 1914. Mas houve enorme resistência dos defensores da física clássica. Tanto que, em 1921, quando recebeu o Prêmio Nobel, foi por sua explicação do efeito fotoelétrico — a parte que prova a física quântica — e não pela relatividade, que ainda irritava muitos cientistas com essa história de ter que deixar para trás séculos de física newtoniana.
As décadas de preparação fizeram de A Origem das Espécies um trabalho impecável, prova e explicação definitiva para a evolução. Para a surpresa de Darwin, o livro tornou-se um best-seller, transformando o cientista recluso em celebridade internacional, discutido, caluniado e caricaturado nos jornais.