EQST

Qual Objetivo De Trabalhar Conscincia Negra Na Educaço Infantil?

Qual objetivo de trabalhar Consciência negra na Educação Infantil?

O que o aluno poderá aprender? - Ter consciência do que é ser negro. - Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade. - Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro. - Valorizar o negro e do afrodescendente nesta sociedade racista e excludente.

O que é Consciência negra para educação infantil?

Como um espaço responsável pela formação inicial dos futuros jovens e adultos, as escolas de educação infantil possuem um importante papel no que diz respeito à luta pelo respeito e valorização da história e cultura de origem africana no Brasil. ...

O que dizer sobre a consciência negra?

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data foi oficializada por uma lei de 2011 e é inclusive feriado em alguns estados e cidades. Ela foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695.

O que é Consciência Negra texto pequeno?

A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.

Como lidar com o racismo na educação infantil?

Sugestão de atividades para combater o preconceito
  1. RODAS DE CONVERSA. Reunir os pequenos em uma roda abre espaço para conhecê-los melhor. ...
  2. VÍDEOS E CONTOS. A contação de histórias merece lugar de destaque na sala de aula. ...
  3. BONECOS NEGROS. ...
  4. TOQUE. ...
  5. COMIDA. ...
  6. MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS.

Qual objetivo de trabalhar Consciência Negra?

O objetivo principal é que o aluno possa compreender a importância que a Lei 10.639/03 representa no contexto sócio-político para a cultura afro-descendente e afro-brasileira e os avanços da luta contra o racismo e preconceito que o País tanto sofre.

Qual o objetivo de se trabalhar Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Fala também sobre avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira.

Qual a importância de se comemorar o Dia da Consciência Negra?

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Qual é a importância do Dia da Consciência Negra?

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. ... A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

O que é consciência da negritude?

A produção literária de Adão Ventura pode ser dividida em três fases. Em 1971, publicou seu primeiro livro, Abrir-se de um abutre ou mesmo depois de deduzir dele o azul. Um livro que, de uma certa forma, complementa o sentido de A cor da pele, publicado em 1992, é Texturaafro. ...

O que podemos fazer para acabar com o racismo na escola?

E confira as 6 orientações abaixo para lutar contra o racismo no seu dia a dia.
  1. Leve diversidade cultural para a sala – literalmente! ...
  2. Mostre aos alunos uma variedade de pessoas e ambientes. ...
  3. Não se limite às datas comemorativas. ...
  4. Recorra à arte e aos livros. ...
  5. Implemente lições explícitas sobre racismo e resolução de conflitos.

Qual o papel da escola na desconstrução do racismo?

A escola tem um papel fundamental na busca por uma educação justa e consciente. Fazer com que alunos, professores, pais e o próprio ambiente escolar compreendam melhor sobre o assunto étnico-racial, visando a conhecer as causas e as consequências sobre tudo que permeia o combate ao racismo.

Porque trabalhar a questão da consciência negra em sala de aula?

Músicas, danças, jogos, brincadeiras e atividades de origem africana, como a capoeira. A escola ainda pode investir em projetos como feiras, eventos e apresentações culturais para trabalhar o tema de forma integrada, aproveitando a oportunidade para envolver as famílias e a comunidade escolar na temática.

Qual é a importância da consciência?

Com a construção de uma consciência social, o indivíduo passa a ter uma noção de como o bem-estar das pessoas pode ser favorecido ou prejudicado por uma atitude, além de perceber que as ações públicas afetam todos os níveis da sociedade.

O que trabalhar em sala de aula sobre a consciência negra?

- Busque mostrar que a cultura negra e africana é tão rica e importante como qualquer outra. Busque abordar a história da África e pesquise sobre artistas, cientistas e autores de literatura negra e africana (como, por exemplo, Mia Couto, Pepetela, Ondjaki, Nadine Gordimer e Naguia Mahfouz).

Porque o dia 20 de novembro foi criado?

A escolha do dia 20 de novembro não foi aleatória, foi feita por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares. ... Zumbi foi um grande líder e representante da resistência negra em sua época.

O que é o Dia Nacional da Consciência Negra?

Em 1971, foi proposto que nessa data fosse comemorado o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país. O dia 20 de novembro se torna um dia para homenagear o líder na época dos quilombos.

O que é a consciência humana?

Em sentido psicológico, a consciência é a percepção do eu por si mesmo, este é o conceito mais conhecido. ... Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente ou do pensamento humano.

O que pode ser feito para acabar com o preconceito?

Respeito, empatia e solidariedade, alguns dos valores essenciais para ajudar a evitar o preconceito, fazem parte das chamadas competências socioemocionais.

O que podemos fazer para acabar com o preconceito linguístico?

Continue a leitura e confira!
  1. Abordar o tema nas aulas. ...
  2. Aprofundar os estudos a respeito da linguagem e da sociologia. ...
  3. Incentivar os educadores a não reforçarem o preconceito linguístico. ...
  4. Apresentar produções artísticas que mostrem as diferenças regionais. ...
  5. Promover atividades para enfrentamento dos preconceitos.