Os portões basculantes são geralmente constituídos, por um par de colunas laterais passíveis de recepcionar um mecanismo de contrapeso que tem a função de reduzir a inércia do referido portão. ... Com o (s) contrapeso (s) é possível a movimentação da folha do portão sem vibrações e dificuldade.
Quando o portão automático sobe o portão é puxado pelos cabos de aço, a barra de torção funciona como elemento balanceador do movimento do portão. Cada centímetro elevado de um lado do portão corresponde à mesma elevação do lado oposto do portão de tal modo que o portão sobe por igual.
O valor médio a ser investido em um portão automático gira em torno de R$ 3.
Se você pretende colocar um portão automático chapa para durar uma eternidade, o mais indicado é optar pelas chapas mais grossas como as de número 18 ou 16. Essas chapas são muito resistentes e, se tornam muito mais quando/após presas nas estruturas dos portões automáticos.
Outra vantagem do portão de alumínio é a sua baixa e simples manutenção em relação aos de ferro e madeira, pois no caso do ferro necessita de manutenções periódicas para evitar a ferrugem. O mesmo acontece com os modelos de madeira que precisam passar pelos processos de lixamento e verniz para manter sua integridade.
Quais são os melhores motores de portão?
Lojas
possuem os fios nas cores preta, vermelha e amarela. Os motores 127 V possuem os fios nas cores branca, vermelha e amarela. O fio na cor amarela é comum ("Cm") quando aplicado em ambas as tensões.
Para realizar essa manutenção no seu portão eletrônico é necessário usar graxas a base de lítio, ela possui uma boa lubrificação e evita a corrosão e a oxidação do motor. Já as graxas comuns, são mais viscosas e acabam acumulando poeira no motor e com o tempo acabam fazendo um efeito contrario.
Aplique uma pequena quantidade de óleo (não mais que seis gotas) no trilho cerca de 30 cm acima da curva de 90 graus, se os rolos do portão forem feitos de aço. Se você tem rolos de náilon, use um lubrificante seco de grafite em pó no trilho, pois o óleo poderá danificar o material.
Inicialmente você precisa tomar um balde contendo água morna e detergente neutro. Misture com as mãos até obter bolhas de sabão suficiente. Agora você tem que mergulhar uma esponja no balde e esfregue-o nos portões. Com a ajuda de um pincel, esfregar a área total da porta.
Quando a sujeira não for muito pesada, apenas álcool resolve bem.
Limpeza