crossorigin="anonymous">
Nascida após a aceitação do Cristianismo pelo Império Romano, a arte bizantina tem suas raízes na arte paleocristã – conjunto de expressões artísticas praticado por pessoas convertidas na fé em Jesus Cristo. A arte paleocristã se manifestou através de pinturas nas catacumbas e nos sepulcros.
O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não destinando-se somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas, e dos vários imperadores.
Arte Bizantina e arquitetura é dividida em quatro períodos por convenção: o período precoce, começando com o Edito de Milão (quando o culto cristão foi legitimada) ea transferência da sede imperial para Constantinopla, estende-se a 842 dC, com a conclusão da iconoclastia; o Oriente, ou alta período, começa com a ...
A arte bizantina, em função de sua localização geográfica, incorporou características do oriente como Ásia Menor e Síria, além de influências greco-romanas. ... Em função disso os artistas deveriam seguir fielmente um padrão e as tradições, desse modo os artistas não poderiam mais seguir sua imaginação e criatividade.
Constantinopla foi fundada em 330, pelo Imperador Constantino. Lá se localizava Bizâncio, uma antiga colônia grega que abrigava várias culturas (greco-romano e oriental), dando origem ao termo bizantino para designá-las.