Existem muitos tipos de bactérias que podem causar meningite. As principais causas no Brasil são: Neisseria meningitidis (meningococo) Streptococcus pneumoniae (pneumococo)
A meningite bacteriana aguda é uma inflamação que se desenvolve rapidamente das camadas do tecido que cobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges) e o espaço preenchido por líquido entre as meninges (espaço subaracnóideo) quando é causada por bactérias.
Normalmente, os sintomas da meningite viral duram entre 7 a 10 dias até que o vírus seja eliminado do organismo do paciente.
A rigidez pode ser notada ao exame físico através da dor e da incapacidade do paciente de abaixar a cabeça e encostar o queixo no seu peito, mesmo com a ajuda do examinador. Além da dificuldade em abaixar a cabeça, movimentar o pescoço também é difícil e doloroso quando a meninge está inflamada.
Em geral, quanto mais grave a infecção, maior a chance de complicações. Perda da audição e visão, problemas com memória, concentração, coordenação motora, equilíbrio, aprendizado e fala, epilepsia e paralisia cerebral são possíveis complicações da meningite.