Tabela de Calor Específico
A sensação de calor acontece quando nosso corpo recebe calor (energia), enquanto a sensação de frio é causada quando nosso corpo perde calor (energia). Desta forma, não existe a grandeza física chamada frio. Por isso, expressões do tipo: “feche a geladeira para que o frio não saia” não fazem sentido em ciência.
Esse recipiente pode ser exemplificado usando a garrafa térmica, que garante a manutenção da temperatura adequado por meio de princípios de termologia da física. uma panela de alumínio ou ate mesmo, um papel.
Frio (do latim frigĭdu) é a sensação produzida pela perda de calor do corpo, causada pela baixa temperatura do meio externo para com o interno de um ser vivo. O calor é o oposto do frio. O frio também pode ser produzido por meios artificiais através da refrigeração.
Com grande extensão territorial e diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, as temperaturas variam muito de acordo com a região. Há quem prefira o frio, enquanto outras pessoas se sentem melhor no calor. A vantagem é que temos várias opções, sem precisar sair do País.
Resposta. O frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia.
Feito para temperaturas amenas, o corpo sofre mesmo com as baixas temperaturas. Para manter o calor, os músculos se contraem, as glândulas sudoríparas liberam menos suor. As vias respiratórias, também acostumadas com a umidade, ficam secas e irritadas. Sem muita perda de água, não se sente sede.
“Quando a temperatura do ambiente está mais baixa que a do nosso corpo, perdemos calor e é isso que provoca a sensação de frio. Mas porque então nosso corpo não esfria até congelar? Bom, nosso corpo possui diversas formas de se defender dessa perda de calor, por isso, no frio, ficamos tremendo.
Resposta. Explicação: Quando sentimos frio quer dizer que o ambiente tem muito menos calor que o nosso próprio corpo, portanto, obedecendo as regras da termodinâmica, o nosso corpo passa calor para o ambiente em questão.
Os pelos se arrepiam, o corpo treme, as extremidades (geralmente mãos e pés) ficam frias. Mas quando o frio é extremo, as reações podem ter consequências mais graves. Os primeiros sintomas são os espasmos musculares, as dificuldades motoras e a mudança de cor nas extremidades, que ficam cinzentas ou arroxeadas.
Os desconfortos físico e psicológico causados pelas variações de temperatura não são "frescura". E têm explicações científicas. O incômodo causado pelo calor ou frio é um mecanismo de defesa. Ao transpirar muito ou ranger os dentes, o corpo alerta que não está mais trabalhando em equilíbrio.
Isso ocorre em ambientes frios ou quando nos banhamos com água muito fria. Outros sintomas associados a hipotermia são a dificuldade em falar e engolir, respiração lenta, pulso arterial fraco, perda de coordenação, tontura, ruborização da pele e desmaios.
Os motivos mais comuns são o frio e o medo. “Ficamos arrepiados porque nossos pêlos são erguidos pela ação de pequeninos músculos existentes na pele. Esses músculos entram em ação sob o comando de algumas partes do cérebro, responsáveis pelas reações de medo”, diz o neurologista Benito Pereira Damas, da Unicamp.
Na maior parte das vezes, o arrepio é uma tática do nosso corpo para amenizar a sensação de frio. O cérebro manda uma mensagem para que os pêlos fiquem eriçados e seu conjunto forma uma espécie de colchão de ar quente, que nos protegecontra as baixas temperaturas.
Reação do corpo é para evitar predadores e também em resposta ao frio. Nós arrepiamos quando estamos com medo pela mesma razão que os gatos se arrepiam quando se sentem ameaçados. ... Os arrepios começaram como uma resposta ao frio. Quando o cabelo fica em pé, cria uma camada isolante ao redor do corpo.
Quando você fica com frio ou experimenta uma emoção forte, seu cérebro envia sinais para os músculos que os deixam tensos. Quando os músculos da sua pele que estão presos aos pelos fazem isso, eles fazem os pelos se levantarem e puxam a sua pele um pouco, criando arrepios.
Existem as energias negativas e as energias positivas. Se após o arrepio você sente sensação de mal estar, você deve estar absorvendo energia negativa de pessoas, lugares ou objetos. ... Isso acontece quando você está ao redor de um fluxo de energia positiva muito grande e é benéfico para o seu corpo espiritual.
Referente ao arrepio, pode ser um indício de febre ou resposta do corpo para amenizar a sensação de frio. Ambas as sensações estão ligadas ao cérebro, que emite uma mensagem para o corpo de algo, que possivelmente, que esta em desequilíbrio.