EQST

Qual O Tratamento Do TCE?

Qual o tratamento do TCE?

O tratamento para traumatismo craniano depende do tipo, gravidade e extensão das lesões no cérebro e é indicado por um neurologista após a realização de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, no entanto, pode ser necessário atendimento de médicos de outras especialidades, como o ortopedista, por exemplo.

O que significa traumatismo cranioencefálico?

Por convenção, a gravidade da lesão cerebral é inicialmente definida pelo GCS: Pontuação GCS de 14 a 15 consiste em TCE leve. Pontuação GCS de 9 a 13 consiste em TCE moderada.

O que é fisiopatologia do TCE?

A Fisiopatologia do TCE é muito simples. Qualquer movimento da cabeça que seja subitamente interrompido, ou golpe direto ao crânio, produzirá deslocamento e distorção dos tecidos cerebrais.

Qual a classificação do TCE?

Tipos de Trauma Cranioencefálico O TCE está dividido em três tipos: trauma craniano fechado, trauma com abaulamento no crânio e fratura exposta. O trauma craniano fechado se caracteriza por uma fratura sem desvio na estrutura óssea, ou por não apresentar ferimento na calota craniana (exemplo figura ao lado).

Como ocorre o TCE?

O TCE é qualquer lesão decorrente de um trauma externo, que tenha como consequência alterações anatômicas do crânio, como fratura ou laceração do couro cabeludo, bem como o comprometimento funcional das meninges, encéfalo ou seus vasos, resultando em alterações cerebrais, momentâneas ou permanentes, de natureza ...

Quais são os sinais de TCE?

Alguns dos principais sinais dos traumatismos cranianos são:

  1. Alteração no nível de consciência.
  2. Falas desconexas.
  3. Esquecimentos.
  4. Perda da orientação temporal.
  5. Náusea.
  6. Vômito.
  7. Ferimentos extensos.
  8. Sangue saindo pelo nariz ou pelas orelhas.

O que é um TCE leve?

Classifica-se como TCE leve os pacientes com 13 a 15 pontos na Escala de 3. Coma de Glasgow (ECG) (item III, texto subsidiário). Há tendência a classificar o paciente com 13 pontos na ECG como TCE moderado, tendo em vista a maior incidência de lesões expansivas intracranianas (LEIC) pós-traumáticas.

O que o TCE pode causar?

Pode causar danos graves ao cérebro, como contusão ou coágulo sanguíneo. Neste último caso, o traumatismo craniano passa a ser chamado de traumatismo cranioencefálico. As causas do traumatismo craniano podem envolver qualquer acidente em que a cabeça seja fraturada, como em quedas ou acidentes de carro.

Quais as complicações do TCE?

Além das manifestações clínicas que o paciente com Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) pode apresentar existem algumas complicações que podem ocorrer como Lesões vasculares, hemorragia, trombose, aneurismas, infecções como osteomielite, meningite, abcesso, rinorréialiquórica, otoliquorréia, pneumocele, lesão de nervos ...

Quanto tempo leva para se recuperar de um traumatismo craniano?

Recuperação de um Traumatismo Crânio Encefálico Quase todos os traumatizados cranianos passam por um processo de recuperação de grau variável, dependendo da gravidade e número de lesões. A recuperação é mais rápida nas primeiras semanas e mais lenta posteriormente, podendo estender-se até dois anos, após o traumatismo.

Qual a principal complicação desencadeadora da morte encefálica?

O TCE (trauma crânio-encefálico) é uma afecção traumática responsável por um elevado índice de morbi-mortalidade no trauma, e cursa tendo como principal complicação desencadeadora da morte encefálica: A. Hipoglicemia.

Quais as chances de sobrevivência de uma pessoa que sofreu traumatismo craniano?

As consequências de um traumatismo craniano são bastante variáveis, podendo haver uma recuperação total, ou até mesmo a morte.

Quando alguém sofre um traumatismo e desmaia o que geralmente pode causar obstrução das vias aéreas?

Pode acontecer da língua bloquear as vias aéreas. Nesse caso o socorrista ligeiramente a cabeça da pessoa para trás e levanta o seu queixo, movendo então a língua e, assim, abrindo as vias respiratórias.

O que é a obstrução das vias aéreas?

Obstrução leve: capacidade de responder, tossir e respirar preservadas; Obstrução severa: vítima consciente ou inconsciente, não consegue respirar ou apresenta ruídos à respiração e/ou tosse silenciosa.

O que fazer em caso de obstrução das vias aéreas ou de garganta?

Deve-se estar preparado para prestar atendimento de emergência em qualquer caso de obstrução completa das vias aéreas. Acionar o serviço médico de urgência (SAMU 192) e, em seguida, iniciar a manobra de Heimlich (sistema de compressões no abdome abaixo do nível do diafragma).

Quando a vítima estiver vomitando qual o procedimento adequado?

Veja novamente os sinais vitais: mantenha as vias respiratórias desobstruídas, verifique a respiração e os batimentos cardíacos e o nível de consciência; Se a vitima estiver consciente e respirando bem, deite-a com a cabeça mais baixa que o tronco e pernas, exceto quando houver suspeita de fraturas no crânio; Se houver ...

Qual é o Protocolo de Avaliação secundária a uma vítima clínica?

e SECUNDÁRIA da vítima....✳ Executar da seguinte forma:

  • Manter o controle cervical com uma das mãos posicionada sobre a região frontal da vítima; ...
  • Posicionar o polegar da outra mão no queixo e o indicador na face inferior do corpo da mandíbula;

O que é avaliação primária e secundária?

É o processo ordenado pelo qual obteremos informações sobre os problemas de natureza clínica ou traumática da vítima, por meio de entrevista e exames físicos, procurando identificar as alterações que a coloquem em risco de morte e oferecendo-lhe os cuidados de Primeiros Socorros de modo a mantê-la estabilizada buscando ...