Anular, fazer cessar.
Fazer cessar: 1 rescindir, ab-rogar, anular, cancelar, cessar, desfazer, invalidar, revogar. Afastar alguém ou alguma coisa: 2 abandonar, afastar, banir, cortar, largar, tirar.
1 revogação. De Lei: 2 supressão. 3 anulação, cessação, derrogação, extermínio, extinção, supressão.
1. Acto ou efeito de abolir. 2. Supressão.
dia 13 de maio de 1888
O movimento abolicionista foi comandado por vários segmentos sociais, advogados, jornalistas, alguns políticos e demais pessoas da sociedade. As ideias abolicionistas também conquistaram pessoas do exercito que adquiriram muita simpatia pelos negros como fim da guerra do Paraguai.
No dia 13 de maio de 1888, chegou ao fim o trabalho escravo no Brasil. Após quatro séculos de escravidão, tortura e maus-tratos, os negros estavam libertos perante a lei. ... Diferente do que aconteceu nos Estados Unidos, no Brasil, após o fim da escravidão, os ex-escravos foram abandonados à própria sorte.
Princesa Isabel
A lei n. 581, de 4 de setembro de 1850, conhecida como Lei Eusébio de Queirós, estabeleceu medidas para a repressão do tráfico de africanos no Império. Sua promulgação é relacionada, sobretudo, às pressões britânicas sobre o governo brasileiro para a extinção da escravidão no país.
A Lei Áurea foi decretada em 13 de maio de 1888, depois ter sido aprovada no Senado e assinada pela princesa Isabel. Essa lei decretou a abolição definitiva e imediata da escravatura no Brasil e foi resultado da forte pressão popular sobre o Império. Por meio dela, cerca de 700 mil escravos conquistaram sua liberdade.
Ambas foram resultado da movimentação dos abolicionistas, assim como da reação de escravocratas. Porque, os escravos não ficaram satisfeitos com as condições das medidas de trabalho.
A Lei do Ventre Livre (LEI Nº 2.
Também conhecida como “Lei Rio Branco”, foi assinada em 28 de setembro de 1871 pela princesa Isabel, como resposta às revoltas abolicionistas brasileiras vindas de correntes internacionais. O objetivo da lei era possibilitar o processo de abolição da escravidão de forma lenta e gradual.
A Lei do Ventre livre foi uma lei abolicionista, que pregava a liberdade para os filhos de escravas que nasceram a partir da data em que a lei foi vigorada. Conhecida também como Lei Rio Branco, foi assinada pela Princesa Isabel em 28 de setembro de 1871 .
A Lei do Ventre Livre foi promulgada em 28 de setembro de 1871 após ser aprovada no Legislativo brasileiro. Uma das leis abolicionistas decretadas ao longo do século XIX para abolir gradualmente a escravidão no Brasil, ela determinava que os filhos de escravizadas nascidos a partir de 1871 seriam considerados livres.