Uma vez lesionado o nervo periférico entrará num período de repouso por 30 dias. Nesse período ele não cresce ou regenera. Após isso, os prolongamentos dos neurônios irão crescer numa média de um milímetro por dia. Serão 3 centímetros por mês.
A degeneração walleriana (DW) ocorre quando o axônio é submetido a injúria, seja ela traumática ou isquêmica, com degeneração do tipo centrífugo3. Atualmente, a observação de DW pela ressonância magnética (RM) é muito freqüente, principalmente em processo isquêmicos com acometimento do trato cortico espinhal4,1.
A regeneração celular é conseguida por processos de mitose (divisão celular conservativa), a partir de dois mecanismos fundamentais: duplicação mitótica de células diferenciadas, que originam duas células filhas iguais a si (processo que permite, por exemplo, a manutenção e regeneração dos hepatócitos do fígado e das ...
A regeneração se caracteriza pela restituição dos componentes teciduais idênticos àqueles removidos. Esse tipo de reparo só é possível em tecidos em que ainda possuem células com a capacidade de se proliferar ou tenham ainda células tronco.
É um processo que permite a substituição de partes que se gastaram ou que foram danificadas e até mesmo perdidas. A pele tem como função proteger os tecidos e órgãos assim como regular a temperatura do nosso corpo.
Na regeneração, alguns tecidos são capazes de substituir células lesadas e retornar ao estado normal. Este processo ocorre por proliferação de células residuais (não lesadas) que retêm a capacidade de divisão e por substituição de células-tronco teciduais.
Cicatrização é o nome dado ao processo de reparação tecidual que substitui o tecido lesado por um tecido novo. A reparação envolve a regeneração de células especializadas, a formação de tecido de granulação e a reconstrução do tecido. Esses eventos não acontecem isoladamente, e sim, sobrepondo e se completando.
Pode ser de dois tipos: Regeneração: quando os tecidos são capazes de restituir os componentes lesados e retornar ao seu estado normal. Cicatrização: quando os tecidos lesados não são capazes de se reconstruírem por completo, na qual há deposição de tecido fibroso.
O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e também é o principal componente da matriz extracelular dos tecidos.
A isquemia é responsável pelo dano ao músculo cardíaco, incluindo a perda de cardiomiócitos. Esse processo produz um remodelamento negativo do coração causando a substituição do tecido cardíaco com função contrátil normal por um tecido cicatrizado não funcional.
São fatores extrínsecos: idade (quanto mais idoso é o indivíduo, mais lento é o processo de reparo); estado nutricional (indivíduos mal nutridos têm dificuldade em formar cicatriz pela ausência de certas proteínas, metais e vitaminas importantes para a síntese de colágeno); estado imunológico (a imunidade baixa ...
Resposta. Conjuntivo. O tecido conjuntivo ou tecido conectivo é amplamente distribuído pelo nosso corpo, exercendo várias funções como: preenchimento, sustentação, transporte e defesa.
Cores indicam como a sua ferida está cicatrizando