Entidades associativas: esse tipo de entidade surge quando há a necessidade de associar uma entidade a um relacionamento existente.
Entidade – É um objecto que existe e é distinguível de outros objectos, tem algum significado, e sobre o qual é necessário guardar informação. Relacionamento – É uma associação entre várias entidades e representa a maneira como essas entidades podem estar logicamente relacionadas.
DER – Como dito anteriormente, o DER nada mais é que a representação gráfica do modelo MER. Em termos conceituais podemos dizer que o DER é um modelo diagramático que descreve o modelo de dados de um sistema com alto nível de abstração. Ele é usado para representar o modelo conceitual do negócio.
O dicionário de dados serve como um ponto de partida, de comum acordo, objetivo e sem ambiguidades, a partir do qual é possível se reconstruir o contexto em que a informação foi coletada, melhorando significativamente a qualidade das análises de dados construídas a partir dos dados coletados.
Uma das principais funções de cardinalidade, é manter a integridade do banco de dados, em associação com as regras de negócio, não permitindo que essas regras sejam quebradas causando anomalias no SGBD, dados repetidos ou fora de normalização.