Polca de Carão: chamada também de Polca do Fora, a dança é uma brincadeira que consiste em os dançantes levarem um carão (ou um fora) do seu pretendente. E continua até que todos levem um carão. Toro Candil: caracteriza-se mais como uma brincadeira do que como dança ou folguedo.
Significado de Polca substantivo feminino Dança de andamento rápido, em compasso de 2 por 4, de origem polonesa.
A polca geralmente tem um ritmo de marcha com 2 batidas por compasso. Direita, esquerda, direita coincidem com “1 e 2”. Esquerda, direita, esquerda coincidem com “3 e 4”. Ou seja, você deve dar 3 passos para cada duas batidas da música.
Basicamente o ritmo era marcado pelo sapateado no chão com o som da alpercata no solo e a batida na argola do rifle winchester, bastaria isso para o Xaxado, mas, é evidente que em alguns casos, em casa de pessoas amigas, havendo um sanfoneiro e um zabunbeiro, um fole de oito baixos ou até mesmo uma gaita de beicho, ...
a partir de 1930
Brasil
O maxixe tem sua origem no batuque estilizado. É dançado em ritmo sincopado e lembra a polca e a habanera. A influência do temperamento ardente do africano nesta dança empresta-lhe um quê de sensualismo, motivo pelo qual foi excluída do repertório das danças sociais de salão.
“Nasceu no Brasil, e foi resultado da mistura de muitos gêneros e ritmos europeus com o batuque dos negros, no candomblé, entre 1850 e 1895. No início, era semelhante ao chorinho. Por aqui, porém, ganhou um andamento mais ligeiro, visando ao samba.
Significado de Maxixe substantivo masculino [Brasil] O fruto do maxixeiro. [Brasil] Música e dança urbana, popular, em compasso rápido de dois por quatro.
Cucumis anguria, conhecido popularmente como maxixe, é uma planta rasteira ou trepadeira anual e de clima quente (26 a 28 graus Celsius). Seus frutos comestíveis, chamados de maxixe ou galinha-arrepiada, têm casca verde, são ovalados e possuem pequenos espinhos moles e não pontiagudos. Suas sementes são achatadas.
O maxixe é a primeira dança urbana criada no país. ... Nazareth evitava colocar o nome de maxixe em suas partituras por serem “pouco coreográficas”. Ao longo dos anos 1920, o maxixe foi perdendo espaço para outras danças, assim como a designação tango brasileiro foi desaparecendo, dando espaço ao termo choro.
O tango brasileiro e o maxixe vinham da mesma matriz musical (mistura de habanera, polca e lundu). Mas o tango era mais uma música de salão, executada preferencialmente pelo piano. Já o maxixe, aberto a improvisos, era executado não só pelo piano mas também por pequenos grupos orquestrais, como os de choro.
O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. ... Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta da década de 1870, nascidos nas biroscas do bairro Cidade Nova e nos quintais dos subúrbios cariocas.
Choro pode derivar da maneira chorosa de se tocar as músicas estrangeiras no final do século XIX e os que a apreciavam passaram a chamá-la de música de fazer chorar. Daí o termo Choro. O próprio conjunto de choro passou a ser denominado como tal, por exemplo, “Choro do Calado”.
Primeiramente, dizem que foi pela forma 'chorosa', isto é, pela maneira mais emotiva, sentimental, de tocar as músicas europeias que o povo escutava vindo dos salões da nobreza. Para o folclorista Câmara Cascudo, esse nome é derivado de xolo, uma espécie de baile nas fazendas realizado entre os escravos.
Piano, bandolim, pandeiro, acordeom e violino também estão gênese do choro. Com o tempo, até a guitarra e o contrabaixo elétrico caíram no choro.
Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar. Eles utilizavam, entre outros instrumentos, violão, flauta, cavaquinho, para dar à música um aspecto sentimental, melancólico e "choroso". Há várias explicações para a origem do termo choro.
Além do Pixinguinha, vários outros compositores se destacam dentro do Choro, dentre eles: Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Waldir Azevedo Paulinho da Viola, Zequinha de Abreu e Ademilde Fonseca.
PERCUSSÃO
Sua instrumentação tradicional é composta por instrumentos de percussão como o pandeiro, a cuíca, o tamborim, o ganzá e o surdo e de acompanhamento – cuja inspiração é o choro – como o violão e o cavaquinho.
Tradicionalmente, esse samba é tocado por instrumentos de corda (cavaquinho e vários tipos de violão) e variados instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo e o tamborim.