Resulta da expressão diferencial de genes e é um processo ontogenético que ocorre no desenvolvimento dos seres multicelulares. As células proliferam-se, diferenciam-se, migram e interagem umas com as outras e com a matriz extracelular, formando diferentes tecidos e órgãos.
Células-tronco pluripotentes: Essas células-tronco diferenciam-se das totipotentes por serem menos versáteis, ou seja, não são capazes de dar origem a um ser vivo por completo, uma vez que não são capazes de originar tecidos extraembrionários.
Células-tronco embrionárias pluripotentes têm origem no embrioblasto, dentro do blastocisto. As células-tronco podem dar origem a qualquer tecido do corpo, exceto a placenta. Apenas as células da mórula e blástula são totipotentes, podendo dar origem a qualquer tecido do corpo e da placenta.
A diferença é que apenas as células embrionárias podem se diferenciar em qualquer tipo de célula presente no organismo, já a célula embrionárias adulta só pode se transformar em algum tipo específico celular ( ex : Uma célula tronco adulto do sistema nervoso, só pode se diferenciar em célula do sistema nervoso... Já a ...