crossorigin="anonymous">
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.
O renascimento Cultural surgiu na Itália devido a cidades como; Gênova, Florença e Veneza, onde houve grande desenvolvimento intelectual e artístico nos séculos entre XV e XVI. ... Esse financiadores eram conhecidos como “mecenas” e o apoio que deram aos artistas por tanto ficou conhecido como "mecenato.
O movimento manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental, impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa e pela circulação de ...
Não, o renascimento não tinha possibilidade de romper completamente com os valores de um tempo tão longo e com valores tão arraigados como os que existiam na idade media. O que houve foi uma maior preocupação dos homens com questões referentes à vida humana, sem a interferência da igreja e da religião.
Renascimento Religioso. Renascimentos religiosos, termo utilizado entre os protestantes (ver Protestantismo) a partir do início do século XVIII para indicar períodos de marcado fervor religioso. ... A Reforma do século XVI também foi pródiga em renovações da religião.
Resposta. O Renascimento não anulou e nem sempre combateu o poder da Igreja. Pelo contrário, a arte do Renascimento floresceu em muito com apoio financeiro da Igreja. Mais de 90% das obras de arte do Renascimento foram encomendas por papas, bispos ou ordens monásticas, utilizando uma temática religiosa.
Os pensadores e pintores renascentistas não se opunham à religião, mas buscavam a autonomia humana; O retorno à cultura clássica greco-romana; ... O resgate do papel da mulher na renascença. A pintura renascentista nesse contexto é para o professor de História uma espécie de matéria-prima, ou seja, um registro histórico.
A valorização das potencialidades humanas: aprofundamento do emprego da razão, do espírito crítico, da criatividade e das experiências individuais; Inovações técnicas e científicas; Expansão da produção artística; O resgate do papel da mulher na renascença.
Os ideais renascentistas foram transmitidos graças à invenção da Imprensa; pois do contrário, seria difícil atingir tantas pessoas (leitores) em escala. Por isso a imprensa foi vital para que as ideias do período fossem transmitidas para as pessoas.