EQST

O Que Uma Atitude?

O que é uma atitude?

substantivo feminino Maneira de se comportar, agir ou reagir, motivada por uma disposição interna ou por uma circunstância determinada; comportamento: qual foi a atitude do diretor em relação ao aluno? Demonstrou uma atitude irônica. Modo que indica a posição do corpo; postura: policiais em atitude de combate.

Quais são os tipos de atitude?

Os principais 20 tipos de atitudes que as pessoas podem apresentar são os seguintes:

  • Atitude manipuladora. ...
  • Atitude pessimista. ...
  • Atitude submissa. ...
  • Atitude positiva. ...
  • Atitude negativa. ...
  • Atitude agressiva. ...
  • Atitude passiva. ...
  • Atitude colaboradora.

Como se forma uma atitude?

11. Formação de Atitudes • As atitudes não nascem connosco, formam-se e aprendem-se no processo de socialização, no meio social em que estamos inseridos. São vários os agentes sociais responsáveis pela formação de atitudes: os pais e a família, a escola, o grupo de pares e os mass media.

Qual a diferença entre valores e atitudes?

Ter atitude é entender as situações e circunstâncias da vida, buscando agir com inteligência para a resolução dos problemas. ... A pessoa que tem atitude é movida pela razão e conduz sua vida nos valores baseados na ética e moral, sendo o resultado da ação o bem estar comum.

O que são os valores de uma pessoa?

O amor, a amizade, a bondade, a confiança, a fraternidade, a honra, entre tantos outros valores fazem parte dessa lista que está presente na natureza do ser humano. ... É importante dizer que existem pessoas que adotam condutas que se mostram bastante distantes desses valores.

O que é ter princípios e valores?

Os princípios dão base para a formação dos valores. Enquanto princípios são pressupostos universais que definem regras essenciais que beneficiam um sistema maior que é a humanidade, valores são regras individuais que orientam, como bússolas internas as relações, as decisões e as ações.

Por que valores e atitudes refletem aquilo que somos?

Resposta. Resposta: Porque devemos demonstrar nossos valores com atitudes corretas na prática.

São os nossos valores que condicionam as atitudes boas ou más?

Resposta. Explicação: Os valores que são adquiridos com a formação de nossa personalidade, nosso crescimento e que sofre influências sociais, culturais e do meio são os fatores que vão nos direcionar e guiar as atitudes que tomaremos por toda nossa vida.

É o conjunto de normas e regras que orientam o nosso comportamento em sociedade?

Moral é o conjunto de regras que orientam o comportamento do indivíduo dentro de uma sociedade. Ela pode ser adquirida através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano. Tais regras norteiam os julgamentos de cada indivíduo sobre como agir.

Quais são os princípios éticos?

Ética é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral. ... Respeito, honestidade, não violência e responsabilidade no agir são alguns princípios éticos que regem a nossa vida moral.

Como adquirimos os princípios éticos?

Para a determinação dos princípios éticos, o ser humano foi compilando aquilo que se revelou prejudicial para as sociedades e que, por conseguinte, deveria ser evitado no comportamento. Se a experiência histórica demonstrar que a violência não leva a nada de positivo, a não-violência torna-se um princípio ético.

Quais são os princípios da ética social?

Os seis princípios clássicos da ética social dizem respeito a: Dignidade da Pessoa, Direito de Propriedade, Primazia do Trabalho, Primazia do Bem Comum, Solidariedade e Subsidiariedade.

Qual é o princípio básico da ética kantiana?

A ética kantiana é a ética do dever, autocoerção da razão, que concilia dever e liberdade. O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade. KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos.

Quais são as características da ética kantiana?

A ética de Kant fundamenta-se única e exclusivamente na Razão, as regras são estabelecidas de dentro para fora a partir da razão humana e sua capacidade de criar regras para sua própria conduta. Isso garante a laicidade, independência da religião, e a autonomia, independência de normas e leis, da moral kantiana.

Como podemos definir a ética kantiana?

A ética kantiana afirma que o que deve guiar as ações do homem é a razão, ela deve ser universal independentemente da cultura que o indivíduo insere-se. ... Quando agimos objetivamos a realização da própria ação sem ganhar nada em troca, essa seria uma ação ética – agir por dever.

Qual a diferença entre a ética kantiana e a ética utilitarista?

As diferenças entre o utilitarismo e a ética kantiana estão relacionadas ao ponto de partida de cada uma dessas teorias morais. ... Para o utilitarismo, ao contrário, a razão é apenas uma “serva das paixões”, pois ela não tem como estabelecer por si só como devemos agir. A razão atua apenas de forma instrumental.

O que é a ética utilitarista?

O utilitarismo foi uma doutrina ética fundada na Inglaterra por Bentham e Mill. Essa doutrina visa à finalidade ou à consequência de uma ação moral, e não ao modo como ela foi praticada. “Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista.

Quais os princípios defendidos pelo utilitarismo?

O utilitarismo é uma família de teorias consequencialistas, defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill, que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.