A gramática normativa é aquela que é aprendida na escola. Ela é o padrão usado no português e segue normas sistematizadas de acordo com normas da língua formais. A internalizada não segue um padrão estabelecido de maneira formal. Espero ter ajudado.
A gramática internalizada é a gramática que a pessoa nativa da língua conhece, isto é, o conjunto de regras gramaticais que o indivíduo utiliza em seu dia-a-dia.
A gramática prescritiva ou normativa apresenta as regras determinadas para uma língua qualquer. ... A gramática descritiva está ligada a uma determinada comunidade linguística e reúne as formas gramaticais aceitas por estas comunidades.
A gramática é dividida em: fonologia, morfologia e sintaxe. Fonologia: estudo dos fonemas, letras e pontos de articulação. É o ramo da linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma, do ponto de vista de sua função no sistema de comunicação linguística.
As matérias que sempre caem na prova de português são: interpretação de texto, literatura, gêneros textuais, linguística e gramática....As 5 matérias que você não pode deixar de estudar
Por isso, a ordem que indico como a mais adequada começa pelo estudo do som das palavras – Fonética, Fonologia, Acentuação e Ortografia – e pelo estudo da formação das palavras – Morfologia e Classe de Palavras. Em seguida, deve-se estudar Sintaxe, Semântica e, por fim, Língua e Linguagem.
LINGUAGENS. As aulas de Língua Portuguesa do ensino Fundamental Anos Iniciais e II são responsáveis por apresentar ao aluno os variados tipos de texto como forma de comunicação e expressão humano, seja por meio de produções jornalísticas, literárias ou mesmo artísticas.
Entre elas, estão a leitura e escrita feita pelos próprios estudantes e pelo professor para a turma (enquanto eles não compreendem o sistema de escrita), as práticas de comunicação oral para aprender os gêneros do discurso e as atividades de análise e reflexão sobre a língua.
5 dicas para aulas de português mais interativas
No Ciclo de Alfabetização, o ensino de Língua Portuguesa encontra-se geralmente organizado em torno de quatro grandes eixos de ensino: (i) leitura de textos; (ii) produção de textos; (iii) oralidade e (iv) conhecimentos linguísticos.
O ensino da Língua Portuguesa está centrado no texto e na sua relação com os contextos de produção, e no uso da linguagem através da leitura, escuta e produção em diversas mídias. Dessa forma, o componente é dividido em quatro eixos temáticos, definidos pelas práticas de linguagem.
A partir disso, são estabelecidos quatro eixos organizadores correspondentes às práticas de linguagem já apresentadas em documentos oficiais anteriores como os PCNs: Oralidade, Leitura/escuta, Produção de textos e Análise linguística/semiótica.
Quando a BNCC fala especificamente do componente curricular Língua Portuguesa, ela propõe quatro grandes eixos:
Dialogam com os quatro eixos de formação:
Eixo temático é um conjunto de temas que orientam o planejamento de um determinado trabalho, funcionando como um suporte ou guia. Definir o eixo temático significa limitar os conteúdos abrangidos pelo assunto principal, não dando espaço para a digressão, ou seja, para a divagação para outros temas secundários.
A BNCC determina interações e brincadeiras como os eixos estruturantes na educação infantil. ... São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Notamos que são todos verbos de ação e poderíamos nos perguntar porque isso acontece. O fato é que essas ações acontecerão nos campos de experiência.
Quais são os Tipos de Itinerários Formativos?
Como elaborar os Itinerários?
Para construir os itinerários, identifique primeiro qual projeto você tem hoje que representa a identidade da sua escola e quais as vivências do corpo docente que não aparecem nas aulas. Dessa forma, fica mais simples formatar o currículo.