OBJETIVO GERAL: Possibilitar a familiarização cultural e o desenvolvimento da percepção visual da criança por meio do contato contínuo e sistemático com a produção artística, através da observação, descrição de imagens e nomeação de objetos.
O ensino de Arte permite ao aluno desenvolver aspectos como a sensibilidade, a percepção, a expressividade, a espontaneidade, a consciência de si, do outro e das diversas culturas.
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação.
As artes têm um papel muito importante na formação integral do aluno, já que são capazes de transformar o estudante por meio da magia, da fantasia, da descoberta e da aventura, possibilitando o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade desde os primeiros anos de vida da criança.
A arte pode contribuir imensamente para o desenvolvimento da criança, pois é na interação da criança com seu meio que se inicia a aprendizagem. Essa arte tem início quando os sentidos da criança estabelecem o primeiro contato com o ambiente, e ela reage a essas experiências sensoriais.
Pois bem, arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo: ... é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos; nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção.
A arte é de grande importância para o desenvolvimento humano, porque além de ser uma forma de expressão de um ponto de vista de uma civilização, é também um grande difusor de valores e costumes para nossa sociedade. ... Sendo assim, a matéria prima para a arte é o mundo, a vida.
“A arte deve estimular a sensibilidade, a capacidade de observação e percepção. É por meio das diversas expressões artísticas que a criança se conecta consigo mesmo e com o outro, criando assim o seu próprio espaço de interação”. ... Uma atividade que mostra bem a questão foi ligada ao artista Pablo Picasso.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
As três funções da arte, são:
A Arte na Educação Infantil é uma importante ferramenta da educação, pois estimula o desenvolvimento das crianças. Afinal, por meio da arte, é possível aprender, adquirir novas habilidades e enxergar diferentes perspectivas e sensações a respeito de um mesmo ponto, por exemplo.
Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhor autoestima.
FUNÇÃO INDIVIDUAL: é o que uma pessoa faz por prazer. ... Possibilita os processos de percepção, sensibilidade, cognição, expressão e criação fazendo que o homem se desenvolva em todos os aspectos, ela é uma função individual trabalhando com o próprio eu.
Naturalista: ela visa pelo conteúdo e não pela finalidade. Nesta função a arte é avaliada pela sua clareza ao demostrar sua intenção, pelo assunto, de forma que todos identifiquem. Formalista: Esta focada na apresentação da obra, a organização dos elementos, os critérios de avaliação se modifica, conforme a obra.
De um modo geral, podemos dizer que a arte tem três funções principais: a função pragmática, a função formalista e a função naturalista. ... Seus critérios de avaliação são externos ao seu conteúdo e à sua forma, prevalecendo sua finalidade não artística.
A Instalação é uma forma de arte que utiliza a ampliação de ambientes que são transformados em cenários do tamanho de uma sala. Pintura, escultura e outros materiais são usados conjuntamente para ativar o espaço arquitetônico.