golfinho. Embora pareçam peixes grandes, os golfinhos são mamíferos que pertencem a um grupo grande de animais chamados cetáceos (o mesmo das baleias). Golfinhos são também chamados…
Os mamíferos marinhos que ocorrem no Brasil fazem parte da Ordem Cetacea, Sirenia e Carnivora (família Otariidae). O cetáceos incluem as baleias e golfinhos, mamíferos que ocorrem exclusivamente em ambiente aquático, sendo encontrados em todos os oceanos do planeta em alguns rios.
Mamíferos Aquáticos do Brasil
Exemplos de animais mamíferos
Os mamíferos são animais que, entre outras características, destacam-se pela presença de pelos em seu corpo e pela capacidade de produzir leite para alimentar seus filhotes. Os mamíferos são animais vertebrados que se destacam pela presença de pelos e glândulas mamárias.
Qualquer animal que não mame, como as aves, os repteis e os peixes. Existem aves que mamam, são os morcegos, assim como existem animais aquáticos que mamam, as baleias e os golfinhos, são minorias nesses territórios.
Entre os principais mamíferos podemos citar: homem (ser humano), baleia, porco, boi, cachorro, gato, girafa, cavalo, leão, rato, canguru, elefante, macaco, urso, anta, onça, raposa, leopardo, lontra, peixe-boi, cervo, javali, lobo guará, jaguatirica, dromedário, camelo, alpaca, lhama, vicunha, puma e doninha.
Uma exceção a regra dos mamíferos vivíparos é o Ornitorrinco, que apesar de ser mamífero, põe ovos (são ovíparos).
Os mamíferos são animais que fazem parte da classe dos vertebrados e são assim chamados, pois possuem mamas ou glândulas mamárias. Porém, essas glândulas só têm eficácia na fêmea, já que nelas há a produção de leite que serve de alimento para os filhotes durante a primeira etapa da vida.
Eles se diferenciam dos outros grupos animais por vários motivos, mas um dos principais é a maneira especial de alimentar seus filhotes: com leite produzido pelas mães. ... A frequência com que os filhotes mamam e o tempo pelo qual são amamentados também variam de acordo com a espécie.
Conheça algumas espécies que parecem ter o instinto de paternidade diferente do comum
Ursos polares. Embora isso não aconteça muito frequentemente, alguns ursos polares foram vistos comendo os seus próprios filhotes.
Porque a cadela rejeita os filhotes? Um deles é quando o filhote nasce com algum problema de saúde. A cadela consegue sentir que o filhote não conseguirá sobreviver, e dessa forma ela o rejeita. Essa rejeição de filhote também acontece quando a cachorra ainda esta prenha.
Cobras. Se tem um animal que não precisa de macho nenhum para procriar, essa é a cobra. As fêmeas produzem um fenômeno de “partos virgens”, que permitem que as elas deem à luz sem precisar da espécie masculina para engravidar.
Ela pode ser assexuada ou sexuada. Na maioria dos animais, a reprodução é feita sexuadamente. Os animais, assim como todos os seres vivos, são capazes de se reproduzir. Isso significa que eles podem dar origem a novos indivíduos de sua espécie, permitindo que elas continuem a existir.
Um filhote ou cria é um animal na sua primeira fase de vida, a qual normalmente perdura por alguns meses.
Lagartos. Os lagartos são a principal espécie de animais quando se o assunto é espécies que se reproduzem sozinhas, uma vez que a maioria de suas espécies pratica a partenogênese, algumas sendo formadas apenas por fêmeas. ... Nesta espécie, cada filhote é uma cópia genética idêntica de sua mãe.
Esse processo ocorre em animais como a estrela-do-mar e planária. Partenogênese: um organismo pode dar origem a outro sem que haja fecundação. O processo pode ser observado em abelhas, répteis, peixes e outros animais. Propagação vegetativa: Processo semelhante à fragmentação, entretanto, é típico de plantas.
Cnidários, fungos e vegetais apresentam essa forma de reprodução. Divisão binária, cissiparidade ou bipartição: temos um indivíduo dividindo-se em dois geneticamente idênticos.
A reprodução assexuada é uma estratégia reprodutiva realizada por determinados animais e plantas, na qual não é necessária a presença de dois indivíduos adultos de sexos diferentes. Esse tipo de estratégia ocorre quando um indivíduo produz descendentes geneticamente idênticos a si.
Brotamento ou gemiparidade-Neste tipo de reprodução um broto se desenvolve no indivíduo e depois de um tempo se desprende, passando a ter uma vida independente. Podemos citar como exemplos de organismos que se reproduzem por brotamento os fungos, as hidras, as esponjas e até certas plantas.
Já os organismos pluricelulares são assim como nós, ou seja, têm um montão de células. São assim também a maioria dos seres vivos, como os animaizinhos de estimação, os que estão no zoológico, os vermes, os cogumelos e até mesmo as plantas.