No Brasil, os protocolos de Jackson e Pollock (tanto de 3 dobras cutâneas, quanto de 7 dobras cutâneas) são amplamente utilizados por avaliadores e pesquisadores, para avaliar adultos (homens e mulheres) saudáveis.
Como calcular o Pollock 3 dobras Você deve aferir as dobras do peitoral, abdominal e coxa. Logo após, soma-las. Por fim, inserir na formula abaixo. O resultado da DC, seja para homens ou mulheres, você deve inserir na equação de Siri que é baseada na densidade corporal total.
Os pontos anatômicos para realização das medidas de espessura de dobras cutâneas, compreendem as regiões do bíceps, tríceps, subescapular, supraíliaca, axilar, abdominal, coxa e panturrilha. As aferições variam conforme a equação preditiva utilizadas nas estimativas dos valores de gordura corporal (Pollock, 1993).
A medição dessas dobras é necessária para o uso de certas equações preditivas, descritas mais adiante.
MÉTODO DAS 4 DOBRAS CUTÂNEAS JACKSON/POLLOC Equação para homens: % de Gordura Corporal = (0.
Como medir a gordura corporal usando o adipômetro
Para calcular a gordura corporal se usam equipamentos de bioimpedância, como balanças, que conseguem avaliar de forma simples o peso, a quantidade de água, músculo e gordura do corpo e, a medição deve ser feita em jejum ou no mínimo 1 hora após uma refeição leve, como uma salada.
Para determinar a porcentagem de gordura do seu corpo você primeiro terá que calcular o seu índice de massa corporal. Isso pode ser feito dividindo-se o peso em quilos pela sua altura em metros ao quadrado. Exemplo: você pesa 60 Kg e mede 1,67 m. Você eleva 1,67 ao quadrado e divide 60 pelo resultado obtido.
Guia para interpretação dos percentis de AMBc e AGB....RCQ = circunferência da cintura / circunferência do quadril.
Quanto mais massa muscular, mais saudável o organismo está, e mais fácil é manter esse peso estável. Em homens adultos saudáveis o percentual de gordura adequado é entre 15 e 19%, e o de massa magra deve ser acima de 33%.
Coloque a fita métrica sobre a pele, sem comprimir os tecidos.
As Fórmulas Para o Cálculo de Gordura Corporal % de gordura = 495/(1.
Não deixe o dedo entre a pele e a fita. Evite medir após atividade física e tente fazer a pressão ideal na fita para que não haja erros. Lembre-se que a medida da circunferência da cintura é feita 2 dedos acima do umbigo e que a do abdômen é feita sobre a região.
Introdução: A perimetria é a mensuração em centímetros da circunferência, feita com fita métrica que consiste em encontrar o perímetro máximo de um segmento corporal quando medido em ângulo reto em relação ao seu maior eixo.
Tórax: Logo abaixo dos seios, meça toda a circunferência, também dando a volta em seu corpo. Cintura: Contorne sua cintura mais ou menos dois dedos acima da altura do umbigo. Quadril: Você deve medir logo abaixo do osso lateral mais saliente do quadril (Geralmente fica cerca de 20 cm abaixo da cintura).
Para o cálculo da estimativa da densidade corporal foi utilizada a equação do somatório das três dobras desenvolvidas por Guedes (1994), onde Densidade corporal = 1,17136 - 0,06706 log (TR + SI +AB), e para %G, a equação de Siri (1961), %G=[(4.
DENSIDADE CORPORAL - A densidade é a relação da massa sobre o volume (D= m/v). Em estudos da composição corporal, é a relação do peso total pelo seu volume (D= peso/volume). ... MASSA DE GORDURA- Refere-se a toda gordura presente no corpo, compreendendo a gordura acumulada no tecido subcutâneo mais a gordura essencial.
Como calcular
Os Protocolos de Avaliação Rápida de Rios (PAR) são ferramentas desenvolvidas com o objetivo de avaliar qualitativamente os sistemas hídricos superficiais, de modo que sejam diagnosticadas informações qualitativas do meio em que se encontra o rio.
O protocolo mais completo possui as seguintes dobras: tríceps, bíceps, peitoral, subescapular, axilar media, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha. Por volta de 1930 um compasso de espessura foi usado para se medir gordura subcutânea em alguns locais do corpo humano, com relativa precisão (Katch & McArdle, 1996).
A antropometria é o método mais utilizado para a avaliação da composição corporal, por ser de baixo custo, não invasivo, universalmente aplicável, e com boa aceitação pela população (3).
A avaliação da composição corporal é realizada para quantificar os principais componentes do organismo humano: ossos, musculatura e gordura corporal. Divide-se em massa magra (livre de gordura e constituída por proteínas, água intra e extracelular e conteúdo mineral ósseo) e massa gorda (gordura corpórea).
O IMC é o método mais simples e mais utilizado para a avaliação da obesidade, podendo inclusive ser aplicado pelo próprio paciente em sua residência, uma vez que depende apenas da correta medição da altura e do peso. Este índice é calculado dividindo-se o peso corporal pelo quadrado da altura (peso/Altura2).
Para selecionar o método e a equação mais adequados, fatores como, idade, sexo, etnia, nível de atividade física e quantidade de gordura corporal, precisam ser levados em consideração.