Confira em ordem de A – Z
A identificação de Estado e cidade aconteceria por meio de brasões oficiais na lateral direita da nova placa. Como dissemos acima, após uma mudança do Contran, a nova placa não terá mais os símbolos que permitiriam a identificação de local de registro do veículo.
Entenda as cores das letras e números:
A falta do arame e o selo que lacrava a placa traseira junto do carro – que era o antigo padrão – é o motivo. Como as novas chapas não possuem as tarjetas nem o lacre, o próprio dono pode emplacar o carro utilizando-se apenas dos parafusos.
Realizar os procedimentos de emissão do CRV descritos no portal do Detran; procurar uma das empresas estampadoras credenciadas pelo órgão; realizar a aquisição da respectiva placa, bem como do serviço de fixação, que será – no estado – realizado pela mesma empresa estampadora credenciada.
A legislação atual prevê a troca pela placa do Mercosul quando o proprietário trocar de estado ou município. Também está previsto na legislação a troca voluntária da placa por parte do proprietário do veículo. Nesse caso, haverá a substituição automática do segundo caractere numérico do modelo anterior por uma letra.
A adoção da placa Mercosul é obrigatória somente para quem comprar um veículo 0km ou tiver o carro furtado, extraviado e roubado a partir a partir da data de 31 de janeiro de 2020. A mudança também é obrigatória para pessoas que mudarem de município ou Estado.
31 de janeiro de 2020
A data está de acordo com o que estipula a Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, que determina a adoção do novo modelo de placas de identificação veicular (PIV) a partir de 31 de janeiro de 2020.
Em muitos estados o número final da placa determina o prazo de pagamento dos impostos e taxas, como IPVA e licenciamento anual. Em outros locais, como na cidade de São Paulo, também define a data do rodízio, ou seja, o dia em que determinado veículo não pode circular pela região central da cidade.
Muitos dizem apenas placa final. Outros, o número final da placa do carro. ... O 4 no caso, é o número ao qual o proprietário do veículo deve se atentar. Essa é a placa final do carro.
Portanto, para o ano de 2021, o Licenciamento ficará com os seguintes vencimentos: placas finais 1, 2 e 3 vencerão em março; final 4, em abril; final 5 vencerá em maio e final 6 será em junho. Placa final 7 vencimento em julho, final 8 em agosto, final 9 em setembro e 0 em outubro.
A medida restringe a circulação de veículos de segunda a sexta-feira em dois horários de pico diferentes: das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite....Quais placas podem rodar hoje?
A ordem das letras e números tem a ver com o Estado em que o veículo é emplacado. Esse procedimento começou a ser adotado em fevereiro de 1990, quando as placas amarelas (com duas letras e quatro números) foram substituídas pelas cinzas (com três letras).
A multa de rodízio é uma infração média, de R$ 130,16, e o proprietário está sujeito a somar 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação)....Rodízio municipal de automóveis de São Paulo a partir de
Veículos com placas finais 5 e 6 – proibido circular das 20h de quarta-feira às 5h de quinta-feira; Veículos com placas finais 7 e 8 – proibido circular das 20h de quinta-feira às 5h de sexta-feira; Veículos com placas finais 9 e 0 – proibido circular das 20h de sexta-feira às 5 h de sábado.