Valores de referência de glicemia Glicemia de jejum normal: inferior a 99 mg/dL; Glicemia de jejum alterada: entre 100 mg/dL e 125 mg/dL; Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL; Glicemia de jejum baixa ou hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL.
É o principal instrumento para quem tem diabetes saber se a sua taxa de glicose no sangue está: alta (hiperglicemia), dentro da meta, ou. baixa (hipoglicemia)
Se você tem diabetes, pode ser necessário medir a glicemia em casa, para realizar o chamado automonitoramento da doença. Saber sua taxa de açúcar no sangue ajuda a avaliar a necessidade de fazer ajustes na medicação ou no estilo de vida.
A glicose presente nos alimentos converte-se em energia e mantém cada célula do corpo funcionando. Sem ela, cérebro, coração, rins, fígado e demais órgãos vitais não conseguem desempenhar bem suas funções.
Uma vez que a glicose é um importante combustível para o cérebro, quando a glicemia está muito baixa pode haver alterações no funcionamento do órgão e, aí, podem surgir vários tipos de sintomas, sendo que os mais comuns incluem tonturas, náuseas, confusão mental, palpitações e até desmaio.
Primeiros socorros para hipoglicemia
Em pessoas com diabetes, a hipoglicemia ocorre quando há um excesso de insulina injetada ou da ingestão indevida ou exagerada de medicamentos que estimulam a liberação de insulina pelo próprio pâncreas do paciente (secretagogos de insulina).
Como tratar? Paciente acordado, consciente: Oferecer um alimento assim que desconfiar que está hipoglicêmico (preferencialmente confirmado pela medição da glicemia na ponta do dedo). Deve-se ingerir 15 g de carboidratos, como por exemplo: 1 colher de sopa rasa de açúcar com água.
Algumas pessoas com diabetes tipo 2 também podem precisar de tomar insulina. A hipoglicemia é a baixa de açúcar no sangue e pode ser causada por não se alimentar o suficiente, exercício excessivo ou, para os diabéticos, tendo muita insulina no corpo.
SAIBA COMO FUNCIONA O SEU CORPO Glicemia é a quantidade de glicose que circula em seu sangue em determinada hora do dia. Quando ela está alta, ou seja, quando temos mais açúcar no sangue do que o esperado para aquele momento, é chamada de hiperglicemia. Quando está abaixo do normal, estamos diante de uma hipoglicemia.