O tatu-bola-da-caatinga (Tolypeutes tricinctus) é uma das duas espécies catalogadas do gênero Tolypeutes. Seu habitat são as "savanas brasileiras", principalmente a caatinga, nas regiões centro-oeste e nordeste brasileiras, estendendo-se até a parte mais oriental do cerrado.
O tatu é um animal que tem hábito noturno e se locomove com quatro patas,sendo um mamífero que possui uma espécie de armadura que cobre e protege seu corpo.
As fêmeas geram um ou, menos frequentemente, dois filhotes por ninhada, que nascem completamente formados. O tatu-bola possui hábitos noturnos e se alimenta principalmente de formigas e cupins, consumindo também grande quantidade de areia, cascas e raízes junto ao alimento.
12 – 15 anos
Reprodução: Procria apenas uma vez ao ano. Cada gestação leva cerca de 120 dias. Em geral, nascem quatro filhotes, que permanecem com a mãe por dois meses. O ninho fica no fundo da toca e é forrado por folhas e gramíneas.
O campeão dos roedores é o chamado musaranho. Seus filhotes nascem entre 18 e 28 dias depois da fecundação.
A gestação da mamãe Beulah Hunter durou 375 dias e ela acabou entrando para o livro dos recordes. Em 1945, a americana Beulah Hunter surpreendeu o mundo com a sua gestação. Enquanto a maiorias das gestações dura 280 dias, Beulah ficou grávida por 375 dias!! Ou seja, a gestação de Beulah durou UM ANO E DEZ DIAS!
O recordista é o tanreque, um animal pequeno (mede até 40 centímetros) que se parece com um rato, só que não tem rabo. A fêmea pode ter até 32 filhotes de uma só vez.