O medicamento mais indicado no tratamento das dermatofitoses é a Terbinafina e a Griseofulvina, que devem ser usados conforme a indicação do médico e a Griseofulvina não deve ser usada em crianças.
1. Micose da pele
O tratamento para micose na pele, unha, couro cabeludo, pé ou virilha pode ser feito com remédios antifúngicos como Fluconazol, Itraconazol ou Cetoconazol na forma de pomada, comprimido ou soluções que é indicado pelo dermatologista.
Algumas das pomadas e cremes usados para o tratamento da impinge são:
Alguns remédios caseiros eficazes contra a impingem são a levedura de cerveja, o repolho e o alecrim-pimenta, pois aliviam os sintomas da doença e ajudam a curar a infecção, já que favorecem o funcionamento do sistema imune e possuem atividades antimicrobianas.
Não há nenhuma comprovação científica que uso de limão e vinagre pode matar a impingem. Além de ser ineficiente, a utilização é contraindicada por especialistas, visto que em alguns casos pode ajudar a agravar ainda mais a infecção.
A impinge é causada por fungos que, na maioria dos casos, se alimentam de queratina para sobreviver e se reproduzir. A queratina é um componente presente na camada superficial da pele, nos cabelos e nas unhas. Às vezes, esses fungos se alimentam e se reproduzem sem causar infecções na pele.
A impingem acontece devido ao crescimento excessivo de fungos que encontram-se naturalmente na pele, que são os denominados dermatófitos. O crescimento desses fungos é favorecido quando o local é muito quente e úmido, como no caso das dobras, principalmente virilha e pescoço.
Os principais antifúngicos que compõem as pomadas e cremes utilizadas para o tratamento da impingem são:
Os principais tipos de dermatofitoses são: Tinea corporis: infecção por dermatófitos em superfícies da pele que não sejam os pés, virilha, rosto, couro cabeludo ou barba. Tinea pedis: infecção por dermatófitos no pé, também chamado de frieira ou pé-de-atleta. Tinea cruris: infecção por tínea na virilha.
Em casos mais acentuados, recomenda-se o uso de comprimidos junto ao tratamento tópico. Os mais usados são o Fluconazol, Itraconazol e Cetoconazol, devendo ser tomados com água no mínimo uma vez ao dia no período de um a três meses, dependendo da avaliação médica.
Impinge é o termo popular para descrever as infecções superficiais da pele causadas por fungos dermatófitos, que se alimentam da queratina da pele.
O sintoma mais característico de impingem é o aparecimento de uma mancha vermelha na pele, arredondada e com bordas bem definidas que podem descamar e coçar.
Ela contou ao G1 que para a cura é preciso amarrar uma tira de tecido ao redor do corpo da pessoa, debaixo do peito, e rezar fazendo o sinal da cruz no lugar. Outra benzeção que ela sabe fazer é contra “impinge”, uma mancha roxa arredondada que aparece na pele. “Tem que benzer em uma noite estrelada.
Usando um ramo verde, geralmente de cipestre, o aposentado benze para míngua, queimaduras, cobreiro, erisipela, picada de aranha ou cobra. "O ramo verde 'tira' o ruim das pessoas". Para a míngua, ele faz a medição no braço. Já no caso de cobreiro, usa uma tesoura.
Mau-olhado ou olho-gordo é uma crença folclórica (provavelmente muito antiga por ser observada entre vários povos) de que a inveja de alguém, demonstrada pelo olhar ou não, pode vir a ocasionar a degradação do alvo da inveja ou de uma boa sorte.
Grau do advérbio