Segundo a Receita Federal, a vida útil de eletroeletrônicos de telefonia sem fio é de 5 anos, com depreciação de 10% ao ano. Na prática, a desvalorização é mais acentuada, chegando a 40% do valor novo após um ano de uso.
Calculando a depreciação de um bem
O primeiro aspecto que você deve avaliar em um aparelho usado é o seu estado. A aparência do produto não é tudo, mas conta muito para você descobrir as suas reais condições. Por isso observe atentamente a carcaça do celular, avaliando possíveis arranhões, riscos, rachaduras, descolorações e peças bambas.
Se o celular, for de uso a trazer benefícios, a exemplo vendedores externos, e o período de utilização do mesmo for acima de 2 anos, levando também em consideração aparelhos com valor acima de R$1200,00 , estes devem ser imobilizados? Att. Erick, isso mesmo, deve ser imobilizado.
De acordo com as normas de contabilidade, mais especificamente, a NBC TG (27), um ativo imobilizado é um bem tangível, ou seja, palpável, que é utilizado para a produção de bens e/ou serviços, aluguel de terceiros ou para fins administrativos da própria entidade e que será utilizado por mais de um período.
De acordo com o CPC* 27, considera-se ativo imobilizado um item tangível que: -É mantido para uso na produção, fornecimento de mercadorias ou serviços, aluguel a outros, ou, ainda, para fins administrativos; -Se espera utilizar por mais de um período.
179 (item IV), classificam-se no ativo imobilizado os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens (Redação ...