crossorigin="anonymous">
A NBR 6118 faz um controle de requisitos para manter a qualidade da estrutura de concreto. ... Entre essas medidas, a norma determina que as partes envolvidas na obra devem discutir e aprovar as decisões sobre a estrutura.
Atingida a carga máxima, é necessário dividi-la pela área do topo de prova em cm². Com isso, teremos um valor em kgf/cm², que deve então ser dividido mais uma vez por 10 para se atingir o Fck do concreto em MPa.
Concreto FCK 25 É o concreto mais utilizado em meio urbano, sendo recomendado desde casas pequenas às grandes construções. Resiste a moderada agressividade do meio.
C25 a C30 - construção predial em geral, em que se requer baixas deformações e permeabilidade (se reflete em durabilidade); em concreto aparente, etc. C30 A C40 - concreto protendido e edifícios com sistemas estruturais não convencionais. ... É utilizado especialmente em pilares de edifícios altos.
Concreto classe C30, por exemplo, corresponde a um concreto com fck = 30MPa. Nas obras, devido ao pequeno número de corpos-de-prova ensaiados, calcula- se fck,est, valor estimado da resistência característica do concreto à compressão. ... Há três normalizados: tração direta, compressão diametral e tração na flexão.
A média de valor desse tipo de concreto é de R$ 210 a R$ 270 o m³. E para saber quanto custaria a sua obra, é necessário saber a metragem cubica dela, e depois multiplicar esse resultado pelo valor do m³.
O procedimento mais comum para medir a resistência mecânica do concreto de acordo com os parâmetros mínimos de aplicação é o ensaio de compressão. O teste é feito em laboratório e consiste na aplicação de força axial compressiva no corpo de prova da qual se traça um gráfico de tensão por deformação.
Encha uma camada de 10 cm de altura com concreto. Compactar com vinte e cinco golpes em uma barra com 16 mm de diâmetro. Repetir o mesmo procedimento para as duas camadas seguintes. Espere de cinco a dez segundos e retire o molde lentamente.
O ensaio do abatimento do concreto, também conhecido como Slump Test, é realizado para verificar a trabalhabilidade do concreto em seu estado plástico, buscando medir sua consistência e avaliar se está adequado para o uso a que se destina.
Um dos métodos mais utilizados para determinar a consistência é o ensaio de abatimento do concreto, também conhecido como slump test. Neste ensaio, colocamos uma massa de concreto dentro de uma forma tronco-cônica, em três camadas igualmente adensadas, cada uma com 25 golpes.
O Slump test foi descrito como um teste para avaliar a mobilidade das estruturas sensíveis à dor no canal vertebral, e desde então tem sido utilizado como um instrumento de avaliação e identificação de alterações neurodinâmicas dos membros inferiores, e também como forma de tratamento (MAITLAND, 1985).