ácido fluorídrico
Em química, o pH é uma escala numérica usada para especificar a acidez ou basicidade de uma solução aquosa. As soluções com um pH inferior a 7 são ácidas e as soluções com um pH superior a 7 são básicas.
O principal motivo é a inexistência de afinidade química entre a maioria dos ácidos e a sílica, principal substância que compõe o vidro. Ou seja, ácidos e sílica reagem muito pouco entre si. ... Isso dificulta a penetração de qualquer líquido e, conseqüentemente, a interação entre suas moléculas e as do vidro.
Ácido sulfúrico pode causar danos irreversíveis à pele, adverte professor de química. Substância detectada pelo Instituto-Geral de Perícia após análise das roupas utilizadas por vítimas dos ataques da semana passada, o ácido sulfúrico causa danos que podem ser irreversíveis na pele humana.
Aplicações do Ácido Fluorídrico Este elemento é muito utilizado na produção de criolita, gases refrigerantes, sais fluorados e defensivos agrícolas. Pode ser usado também, em sua forma líquida, na produção de diversos fármacos.
O mineral reage com uma solução concentrada de ácido sulfúrico, formando o fluoreto de hidrogênio, conforme a reação: O ácido fluorídrico também é obtido através da extração de ácido fosfórico da apatita para a produção de fertilizantes, sendo um subproduto do processo.
NEUTRALIZAR IMEDIATAMENTE COM CARBONATO DE SÓDIO (PRIMEIRO, ADICIONAR UM POUCO DE ÁCIDO CLORÍDRICO SEGUIDO DE CARBONATO DE SÓDIO, CASO O MATERIAL NÃO DISSOLVER COMPLETAMENTE). ADICIONAR CLORETO DE CÁLCIO EM EXCESSO ATÉ PRECIPITAR O FLUORETO E/OU CARBONATO.
HF
H3PO2
HClO
A fórmula do ácido é H2C2O4....Assim, na fórmula do ácido, teremos:
HMnO₄
Para a Química, são substâncias que liberam íons H+ em uma solução aquosa, diminuindo seu pH. ... Quimicamente falando, ácidos são, segundo a teoria do químico sueco Svante Arrhenius, toda substância que, em solução aquosa, origina como único cátion o H+.
Ácidos são substâncias que se ionizam em meio aquoso e são bons condutores de energia. Pode-se aferir a acidez de uma substância por meio de técnicas de medição do potencial hidrogeniônico (pH) de uma solução.
Um ácido nucleico tem a capacidade de guardar informações, de replicação, de gerar diversificação de atividades numa célula, de catalisar, de unir gerações pelo processo de hereditariedade e de dirigir a síntese de outras macromoléculas (proteínas).