O Sonin, cujo princípio ativo é o pimetixeno, é utilizado principalmente em crianças. A medicação que pode substituí-lo pois apresenta o mesmo princípio ativo, é o Muricalm.
Muitos pais se surpreendem com o quanto os bebês se contorcem e gemem enquanto dormem ou choram. Em sua maioria, cuidadores assustados, acabam atribuindo esse comportamentos à cólica, gases, dores, ou até mesmo à imaturidade do sistema digestivo do bebê.
Acalme o bebê Por esse motivo, muitas vezes a luta é grande, o que faz com que os pais e cuidadores desistam da soneca. Para facilitar esse processo, tente acalmar a criança momentos antes do horário estipulado para o cochilo e manter a higiene do sono.
Como melhorar o sono do bebê?
Os ciclos de sono (presença de uma fase de sono NREM e REM) são curtos em neonatos e lactentes, durando 30 a 70 minutos, e progressivamente adquirem o tempo do ciclo de sono do adulto, 70 a 90 minutos(10-12).
No início, o ritmo do bebê independe do meio externo e não é afetado pelo dia/noite. É por isso que muitos bebês acordam e parecem estar mais ativos à noite e na madrugada e têm sonos mais longos de dia. Somente após 1-2 meses de vida é que o sono do bebê se aproxima do ciclo dia-noite.
E quanto o bebê precisa dormir de fato? Os bebês necessitam de mais horas de sono do que os adultos. Crianças com menos de 3 meses costumam dormir o dobro de horas que os pais, sendo metade delas durante o dia. Mas o número de horas varia de acordo com a idade e o crescimento.
Crise dos 8 meses Essa crise é a que dura mais tempo, cerca de 3 a 4 semanas e acontece porque o bebê passa a ser separado da mãe mais vezes e, na cabeça dele, entende que ela não vai voltar, levando a sensação de abandono.