Uma técnica fácil de se filtrar a água e retirar dela materiais particulados e algumas bactérias é feita usando-se uma garrafa PET com uma camada de cascalho no fundo, sustentando uma camada de brita ou seixo rolado, sustentando a camada de areia intermediária e acima de todas uma de carvão.
Os elementos filtrantes são aquilo que você coloca dentro do filtro de água, por exemplo, para que seja possível filtrar a água. O mais comum é a areia, pois ajuda a realizar a filtração física de partículas sólidas. Geralmente usa-se areias muito finas, de origem mineral natural, que são retiradas dos leitos dos rios e purificadas.
Para começar, você deve dividir a garrafa em duas partes, sendo que a parte do gargalo deve ter 20 centímetros. Faça com cuidado para conseguir obter precisão. Você deve cortar a parte do gargalo usando uma tesoura e, em seguida, coloque um pouco de algodão no bico. Acima do bico, forre com uma camada de carvão, depois faça uma de areia e uma camada de pedras.
Você deve decidir qual comprar baseado em suas necessidades, sendo que o purificador seria a opção mais completa, que filtra e purifica a água. No entanto, tudo depende também do seu orçamento e de como você usará essa água. Para um estabelecimento, por exemplo, às vezes somente o galão é suficiente.
Atualmente atua como médica da atenção básica e residente na área de emergência, com vocação para a ciência e criação de conteúdos relacionados à área da saúde.
Tem participado em projetos de assistência médica humanitária em comunidades rurais com diferentes ONGs locais, com vasta experiência em investigação clínica relacionada principalmente com a área de pediatria e COVID-19. Possui menção honrosa magna cum laude por desempenho acadêmico. Participou em vários congressos como autora e orador , sendo vencedora em 3 ocasiões.
Como remediar a presença de Geosmina na sua água para consumo?
O carvão ativado também é um elemento filtrante, possuindo alta porosidade e uma grande capacidade de coletar líquidos e impurezas em geral. É ótimo para ajudar a água a ficar clara, além de contribuir para retirar os odores e favorecer a purificação.
Comece vedando o gargalo da garrafa com o algodão, em seguida, com a tesoura, retire o fundo. Posicione-a de forma que o fundo fique voltado para cima e o gargalo para baixo. Forre com uma camada de carvão, outra de areia, e, por fim, faça uma camada com as pedrinhas para aquário e está pronto o equipamento!
Modo de fazer Corte a parte do gargalo com uma tesoura e coloque um chumaço de algodão no bico. Logo acima do bico da garrafa, forre uma camada de carvão, outra de areia, e, por fim, faça uma camada com as pedrinhas para aquário. Encaixe a parte das camadas com a outra metade vazia.
Hoje, além de aprender a como preparar um filtro de água caseiro, você também entenderá como diferenciá-lo de um galão e de outros equipamentos e a sua importância. Confira tudo a seguir!
O carvão torna-se ativado quando milhões de poros minúsculos entre os átomos de carbono se abrem devido à psua mistura com oxigênio. O carbono é um material extremamente poroso que atrai e retém uma grande variedade de contaminantes prejudiciais à saúde.
Você sabia que tem diferença entre ter um filtro de água, galão ou purificador? E cada um ainda desempenha uma função diferente, por isso nem sempre o galão pode atuar como um substituto do filtro, por exemplo. E, em alguns casos, você pode necessitar ter mais de um em sua casa.
O purificador, além de realizar todo o processo de filtrar, ele também purifica a água. Ele ajuda a eliminar vírus e bactérias, fazendo a retenção de odores e de qualquer outra substância, deixando a água mineral. Há versões inclusive próprias para serem colocadas diretamente nas torneiras.
Encaixe essa parte das camadas com a outra parte da garrafa que está vazia. A parte separada será como um reservatório da água filtrada. Em seguida, já é possível começar a usar o filtro de água em sua casa. O ideal é usar água da torneira e tenha consciência de que com esse filtro, não será possível eliminar partículas que sejam extremamente pequenas, como é o caso do sal.
Os filtros de água de carvão ativado também podem ser usados em pares para fornecer melhores resultados. Normalmente, eles são usados como pré-filtro para complementar um sistema de osmose reversa; ou adicionado aos destiladores para remover vestígios de substâncias voláteis.
Ter algum tipo de contato com água que não esteja potável pode gerar algum tipo de desconforto na pele, além de entupir torneiras, chuveiros e outros eletrodomésticos. O filtro de água permite que você tenha acesso a uma melhor qualidade de vida, além de também reduzir os custos da sua limpeza com caixa d’água.
Você deve cortar a parte do gargalo usando uma tesoura e, em seguida, coloque um pouco de algodão no bico. Acima do bico, forre com uma camada de carvão, depois faça uma de areia e uma camada de pedras. Encaixe essa parte das camadas com a outra parte da garrafa que está vazia.
A técnica funciona da seguinte forma: primeiro, a água é colocada num galão. Os raios solares incidem sobre uma cúpula de vidro e aquecem a água, que evapora. O vapor sobe, condensa no vidro e escorre por canaletas laterais. Dessa forma, a água que sai pela pirâmide se torna pura, sem a presença de bactérias ou vírus.
O líquido marrom se torna potável em trinta minutos. O processo é simples: basta despejar o conteúdo de cada sachê num balde de 10 litros de água e misturar energicamente por cinco minutos. O sulfato ferroso presente no pó faz com que a sujeira decante e se deposite no fundo do recipiente.
Para conseguir purificar a água, o pó é composto de sulfato de ferro e cloro. O sulfato é responsável por reunir a sujeita, os metais pesados e os parasitas presentes na água, enquanto o cloro mata os vírus e bactérias do líquido, inclusive aqueles que podem causar doenças graves como cólera.
Então, é necessário desinfetar a estrutura, o que normalmente é feito com HEXA T ou Hipoclorito de sódio. Depois de 15 horas, um novo bombeamento é realizado para que as substâncias químicas desinfetantes usadas na limpeza do poço artesiano sejam removidas.
Encha um balde com água do lago e analise dois ou três dias depois. Se a água estiver limpa, talvez o sedimento no fundo do lago esteja sendo trazido à superfície por peixes grandes, como carpas ou bagres. Tente pescar com iscas para esses peixes para saber se estão habitando o lago.
Outra opção e a mais natural entre todas em acabar com as algas são as plantas, para isso basta que tenhamos plantas aquáticas no lago, como: Sombrinha chinesa, Papiro, Inhame, Aguapé, Copo de leite, etc. Assim sendo, as plantas conseguem eliminar todo o nitrato antes das algas, diminuindo a sua quantidade.
A sifonagem é uma forma de limpar o fundo do lago e ajudar a manter a qualidade da água. Para não atrapalhar o processo de limpeza e evitar o acúmulo de detritos, é interessante evitar colocar pedras e pedregulhos no fundo do ambiente.
Para evitar as algas verdes
A primeira delas seria fazer uma filtragem com caixa de pedra brita e uma caixa de areia. Isso segura boa parte dos dejetos, da sujidade que está na água e também retém boa parte das partículas de lama, de barro.
6 dicas para deixar a água do aquário cristalina
1 – Água com Bicarbonato de Sódio Realmente o bicarbonato é um mineral altamente alcalino que pode elevar o pH da sua água rapidamente. Para isso basta você: Adicionar 600 mg de Bicarbonato de sódio em um copo de 200 ml de água, mexer bem e consumir. Pronto, sua água está alcalina, porém temos um problema.