Por isso, convencionalmente, em momentos mais formais, usa-se o mesmo lado esquerdo para servir e retirar os pratos. Os cálices e taças de vinho permanecem à mesa durante toda a refeição para que os convidados possam repetir o quanto quiserem.
Também devem sempre servir ao lado direito do cliente. Os garçons devem julgar a quantidade apropriada de vinho para servir a cada cliente de acordo com o número de pessoas na mesa, mas nunca servir mais do que meia taça. Uma garrafa de vinho tamanho padrão (750 ml) irá servir aproximadamente cinco taças.
O vinho é uma bebida delicada e cheia de nuances, os vinhos brancos costumam ser servidos gelados e os tintos em temperatura ambiente. Mas, nenhum vinho deve ser servido além de 20ºC, pois, a uma temperatura dessas a evaporação do álcool será intensa.
Já as massas ao molho carbonara combinam bem com um Chardonnay com maior acidez, que equilibrará a gordura do bacon presente no molho. Porém, o Chardonnay não harmoniza muito bem com massas ao molho de tomate. A acidez e adstringência do molho fica melhor se acompanhadas de vinhos tintos.
Por conta dessas características, os vinhos brancos acompanham muito bem:
Comidas que combinam com vinho branco
Petiscos para acompanhar vinho
Vinho branco encorpado combina bem com: Peixe frito. Peixe gordo grelhado (truta, sardinha, salmão) Bacalhau cozido. Bacalhau assado.
Evite apenas as frutas muito cítricas, muito ácidas, como limão, laranja, maracujá ou abacaxi fresco (abacaxi em calda é mais fácil). Uma boa pedida é combinar uma salada de frutas com moscatel espumante, que pode ser um italiano Asti ou um bom espumante moscatel brasileiro.
Frango (assado): Chardonnay, Pinot Noir ou Merlot. Frango (churrasco): Chardonnay, Sauvignon Blanc ou tintos leves (Beaujolais). Frango (molho cremoso): Bordeaux branco, Riesling alsaciano ou Chenin Blanc de Anjou-Saumur ou Touraine, no Loire.
10 harmonizações de vinho rosé
As massas feitas com molhos brancos, cremosos ou à base de queijo, combinam muito bem com vinhos brancos – especialmente os da uva Chardonnay. O teor de gordura desses pratos pede uma bebida que seja capaz de quebrar o forte sabor derivado dos ingredientes usados, e os vinhos brancos conseguem realizar essa tarefa.
Pratos de carne branca que levam queijo podem muito bem ser acompanhados por um vinho branco Chardonnay ou um tinto leve como o Pinot Noir. Já os frutos do mar podem ser acompanhados de um Sauvignon Blanc, um vinho Chablis ou até mesmo uma bebida mais aromática como o Riesling.
Cabernet Sauvignon
6 dicas de vinho para harmonizar com carnes
Em linhas gerais, strogonoff de frango casa bem com vinhos brancos, como o chardonnay. Se o strogonoff é feito com carne bovinha, prefira o tinto, cabernet sauvignon e bom apetite!
vinho branco
Surpresa Rosé (harmoniza com frutos do mar e moquecas em geral); Surpresa Branco (tem um aroma floral misto com frutas cítricas e minerais e combina com moqueca, peixe e estrogonofe de camarão); Nieto Chardonnay (feito com uvas brancas, ótima harmonização com risoto de camarão);
Vinho de bom corpo, boa fruta e sem interferência da madeira. Se a opção for pelo Novo Mundo, prefira Malbecs, Merlots ou Syrahs jovens, de bom corpo e levemento amadeirados, se for o caso. Um Catena Malbec ou Merlot da Salentein cumprem bem o papel.
Riesling