PaaS (Plataforma como serviço) é um ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem, com recursos que permitem a você fornecer tudo, de aplicativos simples baseados em nuvem a sofisticados aplicativos empresariais habilitados para a nuvem.
Ou seja, ao contratar um Desktop como Serviço (DaaS), você opta por terceirizar, além do programa oferecido via web, o software usado nos computadores corporativos. Os benefícios disso são, em especial, o aumento da segurança de dados e a redução de custos de manutenção de PCs.
IaaS (Infraestrutura como serviço) é uma infraestrutura de computação instantânea, provisionada e gerenciada pela Internet. É um dos quatro tipos de serviços de nuvem, junto com o SaaS (software como serviço), PaaS (plataforma como serviço) e sem servidor.
As nomenclaturas IaaS, PaaS e SaaS referem-se ao modelo de disponibilização de soluções em nuvem. Os termos significam respectivamente: IaaS – infrastructure as a service (infraestrutura como serviço), PaaS – plataform as a service (plataforma como serviço) e SaaS – software as a service (software como serviço).
A sigla vem do inglês e significa “infraestrutura como serviço” (Infrastructure as a Service). Como o nome já indica, essa categoria de computação em nuvem disponibiliza em aplicações online tudo o que faria parte de uma infraestrutura física de um data center.
Os provedores de nuvem pública virtualizam sua própria infraestrutura, plataformas ou aplicações a partir de hardware proprietário, onde tudo é agrupado em data lakes orquestrados com softwares de gerenciamento e automação antes de transmiti-los aos usuários pela Internet.
Amazon Web Services
Cada organização usa o aplicativo como se estivesse instalado em sua rede de computadores nativa. ... O conceito de multilocação funciona da mesma forma que vários usuários em um único computador pessoal, mas em uma escala muito maior.
Uma Nuvem Comunitária pode ser estabelecida onde diversas organizações possuem requisitos similares (por exemplo, missão, segurança, política e conformidade) e procuram compartilhar infraestrutura de forma que se beneficiem dos serviços que a Computação em Nuvem fornece.
Também lidera com mais da metade dos entrevistados reportando que 75% do fluxo de trabalho está na nuvem e o maior percentual geral de adoção de nuvem (60,5%).
Para colherem os benefícios integrais do processamento de dados com maior rapidez, as empresas devem fazer melhor uso de clusters de computadores — conjuntos organizados de centenas ou milhares de computadores trabalhando juntos para filtrarem grandes quantidades de dados.
Conheça os principais serviços da Computação em nuvem
Melhores serviços de armazenamento de arquivos na nuvem
O Google Drive oferece até 15 GB de espaço de armazenamento em nuvem de forma gratuita. Quem precisa de mais espaço precisa optar pelo plano de 100 GB que custa US$ 2 ao mês. A principal característica do serviço é mesmo o espaço gratuito que oferece, um dos maiores entre os principais concorrentes.
Resumindo, a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, pela Internet (“a nuvem”) para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala.