adjetivo Que se conseguiu desmatar; que foi alvo de desmatamento; sem mato. Diz-se do terreno cujo mato foi retirado. [Brasil] Diz-se do território que foi devastado; desflorestado. Etimologia (origem da palavra desmatado).
São 180 espécies da fauna, das quais 124 ocorrem apenas no bioma, e 85 da flora. ... O risco é maior para as espécies que estão sendo atingidas pelo fogo e não estão sob nenhum mecanismo de proteção.
As mortes dos animais estão entre as mais graves consequências das queimadas, pois, além de ser uma grande perda biológica, há o desequilíbrio na cadeia alimentar do bioma. Um exemplo é o caso das onças, o maior felino das Américas e que controla a população de outros animais, como capivaras e veados.
Perde-se a fauna e a flora devido a destruição de seu habitat, pois o ambiente perde as condições necessarias a sobrevivência desses organismos. Dependendo da função ecológica de tais organismos, seu exterminio pode prejudicar varios ecossistemas.
Qual o impacto causado pelos incêndios na Amazônia e no Brasil? Os incêndios, que se intensificaram há duas semanas, aumentarão a crise climática por causa das emissões de carbono provenientes da queima de matéria orgânica.
Outras consequências preocupantes podem decorrer das queimadas: Diminuição da biodiversidade. Emissão de gases poluentes na atmosfera, piorando a qualidade do ar. Aumento das doenças respiratórias – em razão dos gases e partículas nocivas.