A anêmona é um animal séssil, e utiliza seus tentáculos para capturar alimentos. São cnidários. A água-viva (medusa), são forma de vida livre dos cnidários adultos, que se encontram nas classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa.
Pólipo é um tipo morfológico representante do filo cnidaria. Os membros deste filo são classificados em duas formas estruturais distintas: as medusas, que são de vida livre, e os pólipos, dos quais a grande maioria vive fixa em substratos (sésseis) como rochas e conchas.
Scyphozoa
a anemora quanto a agua viva pertecem ao mesmo filo (cnidarios),ambos pode causar queimaduras e irritaçoes na pele ambos tem o corpo gelatinoso.
Em uma praia há: anêmonas, cracas e mexilhões (fixos às rochas); medusas, camarões e peixes (nadando); esponjas formando recifes (dificultando a navegação).
Principais características dos Cnidários Fisiologia: não possuem órgãos verdadeiros. Sistema Digestório: possui sistema digestório incompleto, com uma cavidade no interior do animal. Alimentação: são predadores e se alimentam, em geral, de pequenos animais. Respiração: se dá através de difusão.
O filo dos celenterados (ou cnidários) compreende os corais, águas-vivas, anêmonas-do-mar, hidras e caravelas. São animais aquáticos, predominantemente de água salgada; diblásticos; de simetria radial; e geralmente pouco móveis ou sésseis, medusas e pólipos, respectivamente.
Também conhecidos por Cnidoblastos O cnidócito, também conhecido como cnidoblasto, é uma célula urticante presente no filo dos cnidários. São encontradas principalmente nos tentáculos. Essas células possuem duas estruturas muito características.
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... O cnidoblasto é usado como um tipo de espuma que sai da boca e também de ataque dos celenterados.
Essas células participam da defesa dos cnidários contra predadores e também da captura de presas. Valendo-se das substâncias produzidas pelos cnidócitos, eles conseguem paralisar imediatamente os pequenos animais capturados por seus tentáculos.
Os cnidoblastos são células especializadas dos celenterados, que tem a principal função de defesa contra predadores, pois suas células são urticantes e ao serem tocadas liberam toxinas que irritam os tecidos nervosos de outros animais.
O nome das células liberadas pelas águas vivas é cnida. Estas pequenas células transportam substâncias tóxicas que atingem os animais que as coloquem em risco, ameaçando sua sobrevivência.
Também conhecida como medusa, essa criatura possui células chamadas cnidócitos, dotadas de filamentos que injetam toxinas na pele de suas vítimas, produzindo a sensação de queimadura. ... O grau da queimadura também depende da espécie e da região da pele onde ocorre o contato.
Cnidários têm, no seu interior, um compartimento chamado de cavidade gastrovascular, no qual ocorre o processo de digestão. Essa cavidade está conectada ao meio externo por uma única abertura, que atua como boca e ânus.
O aparelho de digestão dos cnidários é composto por boca, cavidade gastrovascular e gastroderme. O alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade. O que não é aproveitado é eliminado pela boca.
Por isso se diz que a digestão nos celenterados é extracelular (na cavidade digestiva) e também intracelular (no interior da células). Não possuindo ânus, esses animais eliminam pela boca os resíduos não aproveitáveis.
Hidrozoários sao seres vivos aquaticos que vivem tanto em água doce como em água salgada. exemplos de hidrozoários: hidra( mais conhecido), coral de fogo... espero ter ajudado!!!
A digestão extracelular intracorporal ocorre, em animais, fora das células em cavidades digestivas – na cavidade gastrovascular ou no tubo digestivo, onde são lançados sucos digestivos que contêm enzimas, que actuam sobre as partículas alimentares transformando-as em partículas mais simples.
Entenda como é e qual a função da Mesogleia Ela fica localizada entre o epitélio interno, a epiderme e o epitélio externo. ... Quanto mais espessa é essa camada mais gelatinoso será o aspecto do animal A Mesogleia é constituída principalmente de material mucoso. Tem como principal função servir de “tecido de revestimento”.
Resposta. Entre pinacócitos e coanócitos há o meso-hilo, uma matriz gelatinosa cujas células, os amebócitos, têm capacidade de se diferenciar em qualquer um dos tipos celulares do indivíduo e têm condições de realizar digestão e distribuir os nutrientes para as outras células.
A mesogleia é uma camada de textura gelatinosa localizada entre o epitélio externo, também chamado de epiderme e o epitélio interno, também chamado de gastroderme dos cnidários e ctenóforos. Sua função é atuar como o tecido conjuntivo nesses animais.
A digestão dos poríferos é exclusivamente intracelular, feita de célula a célula por difusão . Nos cnidários a digestão é intra e extracelular , ou seja, ele ingere a comida e a degrada no trato digestório incompleto (extracelular) e o mesmo degradado passa para o nível celular (intracelular), alimentando as células.
Sistema digestório: Os cnidários possuem um sistema digestório incompleto, uma vez que não possuem ânus. ... Dessa maneira, a digestão dos cnidários é tanto extracelular (fora das células, dentro da cavidade digestória), como intracelular. Os restos de alimento não utilizados são eliminados pela boca.
Resposta. Quando da digestão é extracelular é que o animal tem orgão especilizado para fazer isso e torna a digestão mais eficiente tambem.