A culinária brasileira também recebeu algumas interferências dos colonizadores. Muitos dos pratos típicos do País, por exemplo, são o resultado da adaptação de pratos portugueses às condições da colônia. Um deles é a feijoada brasileira, que foi um resultado da adaptação dos cozidos portugueses.
Além do sistema harmônico tonal, os portugueses ainda trouxeram da Europa instrumentos musicais como o piano, o violino, a flauta, o contrabaixo, a clarineta, o violoncelo, a sanfona, o violão e o cavaquinho.
Índice
O pau-brasil é muito conhecido, porque sua exploração foi a primeira atividade econômica exercida pelos portugueses na América Portuguesa durante o século XVI. A exploração do pau-brasil foi muito intensa, principalmente em uma fase conhecida como Período Pré-colonial, que se estendeu até meados da década de 1530.
Resposta. Ser o pioneiro em navegações para comércio e lucro de Portugal. Eram interesses econômicos com a Índia e suas especiarias, principalmente. Para chegar a Índia, precisavam se locomover pelos mares.
Os portugueses procuravam por pedras preciosas como diamantes, mas não encontraram o suficiente para dar bastante lucro, por isso eles optaram por extrair o pau - Brasil e a cana de açúcar, pois trouxe bastante riqueza e lucros para eles.
Com o ouro e o cobre retirados da África os portugueses compravam nas Índias as tintas, principalmente o anil, e toda gama de especiarias orientais: canela, pimentas, gengibre, etc.
Resposta. Os portugueses que eram nobres, mas de casas menos importantes, vieram ao Brasil como uma forma de expandir o patrimônio e o prestígio de suas famílias, de modo que aceitar a tarefa real de administrar os territórios coloniais era uma oportunidade de ascensão social.
Explicação: A principal atração dos Portugueses em relação ao litoral brasileiro era que nessa região possuia o pau-brasil que era de onde se extraia um pigmento avermelhado usado para fabricar roubas e tecidos muito vendidos em toda a europa.
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
eles faziam uma troca com os índios que se chamava escambo,eram objetos que os índios não reconheciam e achavam incríveis . exemplo : espelhos ,facas.... com isso os índios aceitavam como troca para trabalhos. um desses é a exploração do pau Brasil .
A segunda das razões pelas quais a mão de obra indígena foi substituída por escravos africanos é que os índios não estavam acostumados com o trabalho forçado, sendo que muitos não suportavam; havia fugas e rebelões constantes, além de que milhares de indígenas morreram por causa das doenças trazidas pelos portugueses.
A Mão-de-Obra Indígena: as disputas entre religiosos e colonos. A maior parte das tarefas extrativas cabia aos nativos. Entretanto, recrutar esta mão-de-obra não era tarefa simples. No Vale Amazônico, ela podia ser obtida, algumas vezes, por incursões armadas contra as tribos consideradas hostis aos portugueses.
A escravização indígena ocorreu desde o início da colonização portuguesa no Brasil. ... No início da colonização houve a venda de prisioneiros – que seriam destinados aos rituais antropofágicos – aos portugueses, que passaram a utilizá-los como mão de obra escrava.
No início da colonização, a mão de obra indígena era utilizada na extração do pau-brasil. Era recompensada pelo escambo de alguns objetos, tais como facões e espelhos ou até aguardente. ... Não obstante, a mão de obra indígena era muito valorizada na povoação do território ou para ocupar fronteiras.
Verificado por especialistas No caso podemos afirmar que a população indígena no Brasil diminuiu. Isso por causa o desmatamento e a ocupação por conta dos "brancos"nas áreas que antes eram dos índios. Desde o início da colonização do país,a população indígena vem sofrendo uma acentuada queda.
Os índios eram tratados pelos portugueses de modos distintos, a depender da tribo e do grupo de portugueses do qual falamos. Pelos bandeirantes, por exemplo, os índios eram tratados geralmente com violência, uma vez que uma das principais "atividades econômicas" dos bandeirantes era escravizar e dizimar índios.
ploratória foi responsável pela diminuição dos. povos indígenas, ainda no período colonial.
A principal forma de resistência indígena no Brasil Colonial eram os combates e ataques furtivos que as tribos indígenas realizavam às instalações portuguesas, as capitanias hereditárias. ... Os portugueses lidavam com piratas e incursões francesas, além dos ataques dos indígenas, principalmente dos tupinambás.
Um deles é que, mesmo recebendo castigos físicos, alguns índios se recusavam a trabalhar como escravos. O contato com os colonos trouxe várias doenças para os brasileiros, que adoeceram e morreram. Jesuítas também fizeram uma forte campanha na época contra a escravidão indígena.
Em plena segunda metade do século 20, indígenas foram submetidos a torturas que os negros sofreram 100 anos antes. ... Batizado de tronco, ele era uma adaptação de um aparelho de tortura, usado largamente em toda a América, inclusive no Brasil, durante o período da escravidão.
Quanto ao tratamento para com eles, os jesuítas faziam as missões com eles com o objetivo de conversão para fé católica. Outro tratamento era o escambo, uma especie de troca de mercadorias entre os índios e portugueses,(pau brasil por utensílios europeus como: espelho, machado, etc...).