O Pix é um meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias que foi criado pelo Banco Central do Brasil. Transações bancárias podem ser feitas pelo celular a qualquer hora e dia, a partir de conta-corrente, poupança ou de pagamento.
Banco Central
De maneira geral, o Pix foi criado pensando no consumidor que estava cansado de fazer pagamentos ou receber com dificuldade e restrições impostas por outras formas como o TED e o DOC.
O PIX, uma criação do Banco Central, surgiu em 19 de fevereiro de 2020 como solução para revolucionar o sistema de pagamentos nacional. O projeto foi iniciado em 2018 e estará ativo a partir de novembro deste ano.
19 de fevereiro de 2020
Pagamentos Instantâneos (PIX) já é uma realidade e tem funcionado integralmente no Brasil desde 16 de novembro de 2020. A tecnologia é uma iniciativa do Banco Central do Brasil (BCB) com o objetivo de aumentar a capilaridade de pessoas no mercado financeiro e, consequentemente, elevar a competitividade deste segmento.
Hoje, se estima que ao menos 50 países tenham sistemas de pagamento instantâneos. Destes, destacam-se Reino Unido e Índia, países nos quais o Brasil tem se baseado para o desenvolvimento do seu próprio sistema. Na Índia, o sistema foi lançado 2010 e desde lá vem recebendo atualizações.
De acordo com especialistas, a Índia e o Reino Unido são exemplos de países que usam o recurso com sucesso. O primeiro deles teve a capacidade de incluir uma população gigantesca que não tinha conta em bancos, e o segundo foi destaque por acumular um volume muito grande de adesão ao sistema.
Nos Estados Unidos, a rede é operada apenas por grandes bancos, o que coloca o Brasil em um patamar mais avançado. No Pix, são quase 1.
O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, poderá ser usado para transferências internacionais a partir de 2022 ou 2023. ...
Até o momento, foram registradas 46 milhões de pessoas que já utilizam o Pix. Em seguida, vêm as transações de empresa para empresa (B2B), que representaram 39% do volume financeiro, ainda que tal modalidade tenha sido responsável por apenas 3% das transações.
O Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, já movimentou mais de R$ 508 bilhões desde seu lançamento, em novembro de 2020.
Basicamente, o usuário pode usar o seu número de CPF, telefone ou e-mail como chave (senha) do Pix. As transferências podem ser feitas com qualquer valor (inclusive 1 centavo), sem custos adicionais. Além disso, o usuário pode enviar uma mensagem no comprovante de pagamento.
Para usar o Pix, é necessária uma conta em uma instituição financeira. E no BB, você pode fazer tudo pelo app. Cadastre-se, gerencie, pague e receba. Para se cadastrar, é só abrir o seu aplicativo do Banco do Brasil e criar as suas chaves.
A entidade alertou ainda que o Pix “é um meio de pagamento, não uma rede social”. ... Como um meme, usuários de redes sociais têm divulgado suas chaves Pix pedindo transferências de determinados valores caso seus amigos te achem bonito, legal, ou chato.
Então, sem mais delongas, confira agora 19 dicas que te auxiliarão a conseguir mais seguidores no Twitter!
Informações básicas
Sua perspicácia vai acender a chama do interesse e a resposta dela vai ser imediata. Faça-a rir....Faça perguntas.
As dicas a seguir irão virar a cabeça do seu interlocutor.
Sorria.