A crônica pode ser um diálogo imaginado, uma situação hipotética, algo que quase aconteceu ou que aconteceu na cabeça do autor, assim como pode misturar ficção com realidade. – Um tamanho bom de crônica é entre 2 mil e 4 mil toques (contando letras, pontuação e espaço entre as palavras), porém, o tamanho é livre.
Entre as principais características da crônica, é possível destacar a linguagem simples, objetiva e o texto curto. Além de se tratar de uma abordagem que geralmente retrata temas contemporâneos. ... É um gênero textual que passeia entre o jornalístico e o literário, trazendo temas reais trabalhados de forma mais subjetiva.
Um fato que tenha sido matéria jornalística, como indica a classificção da crônica.
O que emociona o autor da crônica? Resposta: As façanhas bem sucedidas e malogradas de Vítor: a primeira, usar o reforço de um cilindro de oxigênio para suportar a altura, a segunda (e última), dispensar o cilindro, devido ao seu estado geral, que era considerado ótimo.
A palavra crônica deriva do latim Chronica que significa, no início do Cristianismo, o relato de acontecimentos em sua ordem temporal ( cronológica ). Era, portanto, um registro cronológico de eventos. A crônica literária, surgida a partir do folhetim, na França, tomou características próprias no Brasil.
o livro de onde foi retirada cronica que você lerá intitula-se a cadeira do dentista e outras crônicas .
c) Que coincidências ocorreram na história que fizeram com que o homem achasse que estava na cidade onde nasceu e viveu sua infância? O CHEIRO DE MATO E POEIRA ERA O MESMO QUE ELE SE LEMBRAVA DA INFÂNCIA. O CHEFE DA ESTAÇÃO ERA PARECIDO COM O QUE ELE SE LEMBRAVA E ACHOU QUE AS MUDANÇAS ERAM DEVIDO A IDADE.
Porto Alegre
Resposta. Resposta: pq um texto literário e uma construção textualde acordo com as normas da Literatura,com objetivo e características próprias ,como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor... alguns peças teatrais,romances ,Crônica contos fabulas,poemas , etc.
Assim como a fábula e o enigma, a crônica é um gênero narrativo. Como diz a origem da palavra (Cronos é o deus grego do tempo), narra fatos históricos em ordem cronológica, ou trata de temas da atualidade. Mas não é só isso.
Esse tipo de texto é bastante comum principalmente nos veículos de comunicação, como o jornal impresso, revista, dentre outros. ... Já a crônica literária é definida como um texto narrativo em que o intuito do autor é narrar uma sequência de fatos, normalmente obedecendo uma ordem cronológica.
O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
Texto Literário:
Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.
Resposta: Como o próprio nome já diz:texto literário é quando se conta uma história,romances,contos,crõnicas,poesia... Texto filosófico é quando o autor tenta mostrar uma ideia já pasquisada e comprovada por um filósofo. Pode ser feito até através de uma analogia, isto é ,de uma comparação teórica vivenciada.
Filosofia e literatura têm diferenças e semelhanças. Ambas usam a linguagem para comunicar algo a alguém. Na Filosofia, o principal objetivo é expressar conceitos, ideias. Na literatura, existe a narrativa, isto é, o ato de contar uma história.
Como o próprio nome já diz:texto literário é quando se conta uma história,romances,contos,crõnicas,poesia... Texto filosófico é quando o autor tenta mostrar uma ideia já pasquisada e comprovada por um filósofo. Pode ser feito até através de uma analogia, isto é ,de uma comparação teórica vivenciada.
Um texto filosófico é uma forma de exprimir os pontos de vista pessoais sobre um determinado assunto filosófico. O primeiro passo para produzir um texto filosófico é escolher um assunto ou questão a ser trabalhada.
Pode-se afirmar que as relações entre Filosofia e Literatura são históricas. O estudo e a problematização da natureza do literário pertenceu por muito tempo ao campo da Filosofia e não só da Literatura. ... Filosofia e filósofos são igualmente temas da Literatura.