Na Exorreica é quando o rio ou Lagoa deságua no mar. Não temos um nenhum exemplo de drenagem Endorreica no Brasil, pois todas as bacias aqui deságuam no mar. Na Exorreica o maior e melhor exemplo é o Rio Amazonas!
O curso do rio define seu tipo de drenagem: Endorreica: O rio corre para dentro do continente. Exorreica: O rio corre para fora do continente. Arreica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração (existem rios que desaparecem no meio do deserto)
Uma drenagem exorreica é observada em rios que correm para fora do continente, desaguando em mares abertos ou em oceanos. Já a drenagem endorreica ocorre para rios com curso em direção ao interior do continente, podendo desaguar em lagos ou mares fechados, sem contanto com os oceanos e mares abertos.
Esses cursos de água, conforme a frequência com que a água ocupa as drenagens, podem ser classificados em: perenes, intermitentes (temporários) ou efêmeros.
[ Geografia ] Em que há escoamento para um ambiente fechado; que não tem saída para o mar (ex.: bacia endorreica ; lago endorreico ).
Catalogações de especialistas em geografia, de acordo com a maneira como fluem as águas, classificam as bacias hidrográficas em: ... Endorreica, quando as águas caem em um lago ou mar fechado; Criptorreica, quando as águas desaguam no interior de rochas calcárias (são porosas), gerando lagos subterrâneos (grutas);
Em geografia, uma bacia endorreica é uma área na qual a água não tem saída superficialmente, por rios, até ao mar, ou seja, uma bacia hidrográfica sem saída para o mar. ... Se bem que em teoria, as bacias endorreicas possam criar-se em qualquer clima, na prática são mais comuns em zonas de deserto quente.
Consideram-se dados fisiográficos de uma bacia todos aqueles dados que podem ser extraídos de mapas, fotografias aéreas e imagens de satélite. Basicamente são áreas, comprimentos, declividades e coberturas do solo medidas diretamente ou expressos por índices, que influem no escoamento superficial.
A bacia hidrográfica é designada onde ocorre a captação de água para um rio principal( drenagem). Os principais elementos componentes são os divisores de água, fundos de vale, sub-bacias, nascentes, áreas de descarga, recarga e perfis hidroquímicos.
Ela pode ser dividida em dois tipos: Foz estuário: quando as águas dos rios desaguam no mar ou oceano, através um único canal. Foz delta: quando as águas do rio desembocam no mar ou oceano através de redes de canais....Leia também:
Resposta. : Foz em estuário,pois tem um único canal,longo,permitindo que as águas do mar avancem por ela.
Maiores bacias hidrográficas