CaO - Ionico, pois o Calcio é um metal e o Oxigenio é um não metal. Assim só sobra o CH4, pois ele não é formado por nenhum elemento metalico. Tanto o C (carbono) como o O ( oxigenio) são um não metal.
Os compostos iônicos são aqueles que possuem uma ou mais ligações iônicas, mesmo que apresente várias ligações covalentes. ... Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos. A menor partícula deste composto denomina-se molécula.
Em comum, na dissociação e ionização os elétrons livres podem conduzir eletricidade. Tal situação não ocorre, por exemplo, com o açúcar (C12H22O11) que não forma íons em solução aquosa. Portanto, não há condução de eletricidade e o açúcar apenas se dissolve na água.
Seguindo os passos indicados para montar uma equação de dissociação, temos que:
Diante disso, Arrhenius instituiu a teoria da dissociação iônica. Não pare agora... ... A teoria diz que uma substância dissolvida em água se divide em partículas cada vez menores, mas, em alguns casos a divisão nas moléculas se interrompe e então a solução não consegue conduzir corrente elétrica.
A teoria ácido-base de Arrhenius diz que o ácido libera somente o hidrogênio como cátion na água e a base libera a hidroxila como ânion. A de Brönsted-Lowry diz que ácido é toda substância que doa prótons e a base recebe prótons. Já a teoria de Lewis diz que o ácido recebe elétrons e a base doa.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.