substantivo feminino Choque de dois corpos; batida, trombada, choque: colisão de automóveis.
Quantidade de movimento é uma grandeza física vetorial que é definida pelo produto entre a massa, em quilogramas, e a velocidade, em metros por segundo. ... A quantidade de movimento, que também é conhecida como momento linear, é dimensionalmente igual à grandeza impulso, cuja unidade de medida é o kg.m/s ou ainda N.s.
Momento linear, também conhecido como quantidade de movimento, é uma grandeza física vetorial, pois apresenta módulo, direção e sentido. É definido pelo produto da massa do corpo, em kg, por sua velocidade, em m/s. Dessa forma, sua unidade do Sistema Internacional é o kg. m/s.
Com relação ao movimento, a biomecânica analisa os movimentos lineares, também conhecidos por movimentos de translação e os angulares, ambos podendo ser o movimento de um objeto ou do próprio corpo humano.
Na mecânica clássica, momento linear (também chamado de quantidade de movimento, momentum linear ou simplesmente momentum, a que a linguagem popular chama, por vezes, balanço ou "embalo") é o produto da massa pela velocidade de um objeto.
TEOREMA DA VARIAÇÃO DO MOMENTO LINEAR O módulo do impulso, no intervalo de tempo que corresponde à variação de velocidade dada é igual à variação do momento linear, isto é, I = m∙v - m∙v = m(v - v) = (2,0 kg)(5,0 m/s) = 10 kg∙m/s = 10 N∙s.
A variação com o tempo do momentum angular total de um sistema de partículas em relação a um ponto qualquer é igual à soma dos torques associados às forças externas que atuam sobre o sistema. ...
A) A direção e sentido da velocidade são determinadas pela regra da mão direita. Podemos aplicar essa mesma análise para uma bailarina que rodopia. Ao fechar os braços sua velocidade angular aumenta porque seu momento de inércia diminui.
O torque é um vetor perpendicular ao plano formado pelos vetores força e raio de rotação. O vetor torque pode ser calculado por meio do produto vetorial entre força e distância. ... Em outras palavras, quando o torque resultante sobre um corpo é nulo, esse corpo não apresenta aceleração angular.
Por que o torque é zero quando a linha de ação da força passa pelo ponto de pivô? ... Dessa forma, você exerce força a uma distância do eixo de rotação, mas nenhuma aceleração rotacional acontece, ou seja, o Torque é nulo. Torque resultante não-nulo produz uma variação no momento angular do corpo.
Quando aplicada a corpos sujeitos a movimentos de rotação, a segunda lei de Newton afirma que o torque resultante sobre um corpo é igual ao produto de seu momento de inércia por sua aceleração, além disso, em todos os casos, é possível calcular o torque pela fórmula τ = rFsenθ, em que θ é o ângulo entre o braço de ...