São funções do gerente de projetos assegurar que o projeto fique dentro do escopo, do custo e do prazo acordados, monitorar os indicadores dos projetos, obter, selecionar e adquirir recursos humanos, financeiros e materiais, coordenar as partes interessadas, gerenciar conflitos, comunicar decisões e resultados, ...
A maioria dos projetos tem uma pessoa centralizadora no que diz respeito ao planejamento e ao controle do projeto. ... Tornou-se, então, necessário conduzir e motivar a equipe a fim de alcançar o objetivo do projeto. O líder é aquele encarregado de manter a equipe engajada e motivada durante todo o projeto.
A equipe de projeto não é uma entidade monolítica, formada por um gerente e um grupo de pessoas, mas uma constelação de grupos que representam diferentes interesses: equipe do cliente e dos fornecedores principais, equipes de outros fornecedores etc.
O curso de Gestão de Projetos ou Gerenciamento de Projetos é oferecido como pós-graduação ou especialização. O curso forma profissionais com competência para analisar, entender, gerenciar e otimizar as diversas partes de um projeto.
Não existe uma formação acadêmica específica para trabalhar com gestão de projetos, mas é mais comum pessoas com formação em administração, relações públicas ou relações internacionais e até marketing trabalhando na área. Tendo um diploma de graduação, o mais indicado é procurar por um MBA em gestão de projetos.
Um projeto amplo demais necessita de um controle mais rigoroso e um cronograma igualmente amplo. Portanto, é essencial que ele seja bem definido. Quem presta serviço para o setor público deve ficar atento ao contrato e elaborar em conjunto com o gestor um projeto que caiba no prazo e no orçamento disponíveis.
A gestão de projetos é fundamental para reduzir os riscos de fracasso e controlar todas as etapas envolvidas, bem como garantir a qualidade dos resultados. Assim, é possível gerenciar projetos de forma eficiente, ou seja, atingindo os objetivos e otimizando recursos.
O desenvolvimento de projetos no setor público é semelhante ao setor privado, porém existe um elemento especial que distingue os processos, ou seja, é levado em consideração. Que elemento é esse? A O lucro.
Um dos maiores desafios é o excesso de burocracia e o controle de alguns órgãos. Quando existe gerenciamento, são criados muitos processos para controlar as atividades. Isso dificulta o trabalho. Um dos pontos importantes na gestão de projetos no setor público é a falta de centralização por busca de informações.
Para os funcionários com até 10 anos de empresa, os 7 itens mais críticos são, respectivamente: 1 – Definição dos objetivos; 7 – Comunicação entre integrantes; 15 – Feedback do trabalho; 2 – Envolvimento do cliente; 3 – Habilidades do gerente de projetos; 11 – Qualidade do trabalho; 16 – Suporte gerencial.
Propõem-se aos governos a orientação da Gestão de Projetos voltadas aos resultados, proporcionando assim um controle mais efetivo do esperado em relação aos programas de governo, promovendo também a disseminação da metodologia de maneira geral na administração pública.