=> Instrumentos críticos: são instrumentos de corte ou ponta que penetram nos tecidos sub-epiteliais. Devem ser obrigatoriamente esterilizados. => Instrumentos semi-críticos: são instrumentos que entram em contato com a mucosa ou pele íntegra (moldeiras, espelhos, instrumentais para restaurações).
Materiais críticos são aqueles que entram em contato com tecidos cruentos, materiais semicríticos são os que entram em contato com mucosas e materiais não críticos aqueles que só entram em contato com pele íntegra.
Artigos semicríticos – são aqueles destinados ao contato com a pele não intacta ou com mucosas íntegras. Requerem desinfecção de alto nível ou esterilização. Artigos não críticos – são artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente. Ex.: comadres (aparadores), aparelhos de pressão.
4 - Calça F - EPI PARA PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES F. 1 – Luvas F. 2 - Creme protetor F. 3 - Manga EPI PARA PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES A luva possui revestimento de borracha com antiderrapante.
Como o nome sugere, o EPI é designado para auxílio em uma fuga. A máscara serve para assegurar que o colaborador saia do local do acidente em segurança, mesmo se, o ambiente estiver contaminado por produtos químicos disperso no ar.