Os cretenses formaram uma grande civilização na ilha de Creta, por volta de 2000 a.C., e ficaram conhecidos pelo alcance de seu comércio marítimo. A ilha de Creta abrigou a civilização cretense, também conhecida como civilização minoica, considerada pelos historiadores uma das precursoras do povo grego.
Podemos afirmar que o Interior dos Palácios Cretenses eram complexos, pois contavam com a distribuição de água, que davam-se por meio dos aquedutos, ou seja, havia água potável disponível para os monarcas cretenses.
Resposta. O comércio marítimo cretense foi praticamente a base para toda a economia de Creta. Os cretenses comercializavam em maioria vinho azeite objetos de cerâmica, joias, lã e artigos de metal, todos esses artigos eram comercializados em maioria com ilhas próximas e com a Grécia continental.
C., na região que compreende o extremo sul da Grécia, tendo assim precedido as cidades-estado da civilização grega, como Tebas, Atenas e Esparta. A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu. Ela também é chamada de minoica em razão do lendário rei Minos, que teria fundado tal civilização.
Podemos citar como exemplos: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.