O bloqueio continental imposto por Napoleão para os países da Europa teve relação direta com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, no ano de 1808. Napoleão Bonaparte, que então governava a França, impôs um bloqueio que nenhum porto europeu poderia receber embarcações inglesas.
Os filhos das famílias mais abastadas eram educados, em suas casas, por preceptores. Permanecia, entretanto, o trabalho escravo, necessário às atividades braçais nas casas, sobrados e chácaras dos senhores. ... Para aumentar seus rendimentos, empregavam seus escravos como "negros de ganho" e "negros de aluguel".
Os filhos das famílias mais abastadas eram educados, em suas casas, por preceptores. Permanecia, entretanto, o trabalho escravo, necessário às atividades braçais nas casas, sobrados e chácaras dos senhores. Muitos dos donos de escravos, entretanto, não os utilizavam apenas no serviço doméstico.
Pelos idos de 1808, após a chegada da família real lusitana à cidade do Rio de Janeiro, inúmeras moradias dos mais abastados sofreram transformações. Ganhavam janelas envidraçadas e jardins externos, à maneira inglesa, como pediam os costumes da época.
Antes de 1808, o Rio de Janeiro - embora já capital da colônia do Brasil desde 1763 - era uma cidade colonial de proporções moderadas. A cidade ocupava o espaço desde o mar até as franjas dos morros e a região central não ia além do Campo de Santana.
A vinda da família real para o Brasil, evento também conhecido como transferência da corte portuguesa para o Brasil, foi um acontecimento que se deu na passagem de 1807 e 1808 e foi consequência da invasão de Portugal por tropas francesas durante o período napoleônico. ... João VI) ordenou a mudança da corte para o Brasil.
Quando da vinda da família real para o Brasil em 1808, é CORRETO afirmar que A. a presença da Corte encorajou a vinda ao Brasil de missões científicas, missões exploradoras e missões artísticas. ... Portugal vinha sendo governada por uma junta militar com total autonomia diante da Corte no Rio de Janeiro.
Resposta: Um dos principais motivos da Família Real ter deixado o país de Portugal foi por conta das Perseguições Napoleônicas que estavam acontecendo. Portugal iria ser invadida por Napoleão, e a única forma deles nao serem capturados era vir até a colônia brasileira.
Qual a afirmação INCORRETA sobre a chegada da Familia Real ao Brasil? (A) O Bloqueio Continental, decretado por Napoleio e não cumprido por Portugal, levou Napoleão a invadir Portugal, forçando a Familia Real a fugir para o Brasil.
Introdução. A Independência do Brasil é comemorada todo dia 7 de setembro. Marca a libertação definitiva do país dos laços de submissão à corte portuguesa. Com a independência, o Brasil efetivamente deixou de ser uma colônia de Portugal.