Dá uma olhada em como ficou o ranking:
Quando consumidas, elas causam euforia e relaxamento muscular. Seus efeitos são psicoativos, ou seja, a droga age indiretamente no cérebro e no sistema nervoso, causando aumento da frequência cardíaca, sensação de calor e diminuição da pressão arterial.
Euforia, excitação, relaxamento e alteração da percepção da realidade são apenas alguns dos efeitos das drogas que fazem com que um indivíduo recorra a elas com mais urgência a cada novo uso.
Na hora que um indivíduo usa uma droga (seja bebendo, fumando ou até mesmo cheirando) o corpo automaticamente a absorve. Em função desse processo, as substâncias podem ficar por um bom tempo na urina, no sangue e até nos cabelos do indivíduo, podendo ser detectadas até 3 meses após o uso!
Alguns especialistas colocam o álcool na primeira posição do ranking de drogas mais viciantes, não só por seus efeitos, mas também pelo acesso fácil à droga. Legalizado em boa parte dos países ocidentais, o álcool pode aumentar os níveis de dopamina do dependente em até 360%.
Devido à sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima.
Quem usa a droga é impulsionado pela curiosidade, a vontade de pertencer a um grupo, pela busca de um prazer imediato ou alívio, entre outras razões. Contudo, quem muitas das pessoas que utilizam drogas desconhecem seus efeitos colaterais e, por vezes, acabam se colocando em risco ou colocando outras pessoas em risco.