Os sofistas eram considerados um povo que era especialista em retórica e oratória. Dentre alguns representantes sofistas podemos citar: Protágoras, Górgias de Leontini, dentre outros representantes sofistas. Nesse sentido, os sofistas ensinavam quase sempre sobre o desenvolvimento da reflexão e o ensino da retórica.
Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável. ... Na Grécia Antiga, haviam professores itinerantes que percorriam as cidades ensinando, mediante pagamento, a arte da retórica às pessoas interessadas.
Entre os principais sofistas conhecidos estão Protágoras, Górgias, Pródico, Hípias, Trasímaco, Antifonte e Crátilo. ... Com o tempo a palavra passou a designar a sabedoria nos assuntos tipicamente humanos, em oposição aos assuntos da natureza, até chegar a designar um tipo especifico de profissional, o sofista.
Os sofistas atualmente são aqueles que disputam seus próprios interesses, numa oratória que privilegia somente uma parte da população. Sejam políticos, empresários, professores, líderes de organizações, facções ou mesmo religioso, qualquer um que defenda sua verdade.
Platão e Aristóteles criticavam os sofistas porque acreditavam que o que eles faziam eram manipular raciocínios, iludir os ouvintes e produzir o falso sem qualquer amor pela verdade.
Resposta. porque ao contrario dos socrates eles queriam ganhar para ensinar e socrates nao concordava cm isso ele achava que a verdade tinha que ser para todos.
O aspecto negativo que atribuímos aos sofistas é baseado na crítica de Sócrates a esse grupo de pensadores. Vemos nos diálogos platônicos, por meio de Sócrates, que os sofistas propõem apenas verdades relativas. ... Uma das descrições, que alguns sofistas atribuíam a si mesmos, era a habilidade de refutar qualquer assunto.
discriminação por parte dos filósofos, Isso era considerado desrespeito a um valor grego do apego ao lugar, por isso, eram vistos como estrangeiros e mercenários de vida errante. Eram principalmente competidores nos discursos como se estivessem travando uma guerra e em seguida eram aclamados por uma platéia.
Sofistas eram professores, eles ensinavam técnicas de convencimento e não formas de desenvolver o pensamento. O que favoreceu o surgimento e a perpetuação da espécie foi o comodismo humano.
Os sofistas possuem o mérito de iniciar uma etapa na filosofia grega na qual o ser humano é colocado no centro das atenções, com todas as suas angústias, contradições e ambiguidades. O movimento sofístico era formado por um conjunto de pensadores que partilhavam afinidades de ideias e modo de vida.
A filosofia de Sócrates era baseada no conceito da virtude, era bastante personalista, de modo que exigia que cada um agisse de acordo com a própria sabedoria e não aceitasse como verdades inquestionáveis a opinião dos outros, investigando por si só a natureza das coisas e era praticada na praça pública, a Ágora.
Socrátes afirmava que a riqueza não interessa ao homem, enquanto os sofistas faziam carreira e cobravam por ensinar. Além disso, eles tinham a convicção de saberem de tudo, enquanto o filósofo grego acreditava que ninguém pode ser mestre do outro.
Resposta. sofista significa um pensamento ou retórica que procura induzir ao erro, apresentada com aparente logica e sentido, mas com fundamentos contraditórios e com a intenção de enganar.