O que são Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários? As Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (CTVM) e as Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) são instituições financeiras intermediadoras nos mercados financeiro, cambial e de capitais.
A Inter DTVM, a Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do Banco Inter, atua na administração de Fundos Imobiliários desde 2018 e vem ampliando sua atuação no mercado imobiliário.
As corretoras e distribuidoras, na atividade de intermediação, oferecem serviços como plataformas de investimento pela internet (home broker), consultoria financeira, clubes de investimentos, financiamento para compra de ações (conta margem) e administração e custódia de títulos e valores mobiliários dos clientes.
São instituições financeiras com múltiplas funções e, até o início de março de 2009 com a edição da Decisão-Conjunta BACEN/CVM Nº 17 (conforme mencionado no item abaixo), eram as únicas autorizadas a operar em bolsas de valores.
São instituições financeiras que tem como atividade principal ou acessória a intermediação de operações nos mercados regulamentados de valores mobiliários, como é o caso dos mercados de bolsa e de balcão (organizado ou não). ... a administração de carteiras de valores mobiliários (inclusive fundos de investimentos).
Principais caminhos para verificar se uma corretora é confiável:
BC e CVM fiscalizam fundos - Economia - Estadão.
Um fundo mútuo de investimento é um ativo composto por um grupo de ações, títulos ou outros valores mobiliários e é administrado por um gestor de fundo como um portfólio. Os investidores compram e vende cotas do fundo a preços definidos ao final de cada dia de negociação.
E quem fiscaliza os Bancos de Investimentos? Para garantir a segurança das transações, a tarefa é do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Conheça abaixo os tipos de fundos mais comuns:
Os melhores