O El Niño é um evento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico, podendo ser definido como um aquecimento anormal das suas águas, seguido pelo enfraquecimento dos ventos alísios. Tais alterações modificam o sistema climático de distribuição das chuvas e de calor em diversas regiões do planeta.
Ocorre durante 3 a 4 meses no hemisfério sul e abrange os países circundantes do oceano Pacífico, tal qual a região entre a Indonésia, a Austrália e a costa do Peru. Vale observar que seu nome “El Niño”, do espanhol, significa “o menino”.
O La Niña é um evento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico, resfriando as suas águas e alterando a distribuição de calor e umidade em várias partes do globo. ... Quando a alteração da temperatura das águas do Oceano Pacífico aponta para uma redução das médias térmicas, o fenômeno é nomeado de La Niña.
No Brasil, o fenômeno também contribui para o aumento de chuvas nas regiões Sul e em partes do Sudeste e do Centro-Oeste. O La Niña é um fenômeno exatamente inverso. ... No Brasil, o La Niña provoca os efeitos opostos, com a intensificação das chuvas na Amazônia, no Nordeste e em partes do Sudeste.
As principais consequências de El Niño hoje são: a alteração da vida marinha na costa oeste dos EUA e do Canadá e no litoral do Peru; o aumento de chuvas no sul da América do Sul e sudeste dos EUA; secas no Nordeste brasileiro, centro da África, Sudeste Asiático e América Central e tempestades tropicais no centro do ...
Quais são os principais fenômenos climáticos?
El Niño e La Niña apresentam características diversas. Enquanto o El Niño consiste no aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial por causa do enfraquecimento dos ventos alísios, o La Niña se caracteriza pelo resfriamento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial.
a) Não existe diferença entre os dois fenômenos. b) El Niño é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e La Niña é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. d) El Niño é o resfriamento das águas do Oceano Atlântico e La Niña é o aquecimento das águas do Oceano Atlântico. ...
O fenômeno altera as condições climáticas na Amazônia, no Nordeste e no Sul do Brasil. Também há a possibilidade de o Sudeste enfrentar condições adversas. Em linhas gerais, são estes os impactos do El Niño no Brasil: excesso de chuvas no Sul, seca no Nordeste e na Amazônia e verão quente no Sudeste.
O El Niño atinge diretamente a pesca e, no Brasil, suas consequências envolvem a seca na Amazônia e no Nordeste, além do aumento das chuvas no Sul do país.
E as Consequências? Quanto mais pessoas, há mais consumo de água. ... Pois se a água é um bem essencial, a falta dela terá impactos sociais, econômicos e ambientais. São exemplos esvaziamento das cidades, baixa produção agrícola e industrial, falta de emprego, entre muitos outros.
A crise hídrica é resultado dos baixos níveis de água nos reservatórios, no momento em que deveriam estar em níveis normais para atender as necessidades da população.