"Mandioca" origina-se do termo tupi mãdi'og, mandi-ó ou mani-oca, que significa "casa de Mani", sendo Mani a deusa benfazeja dos guaranis que se transforma em mani-oca. "Aipim" origina-se do termo tupi ai'pi. "Maniva" origina-se do termo tupi mani'iwa.
A mandioca é uma planta da família Euphorbiaceae, pertencente ao gênero Manihot e espécie Manihot esculenta. O gênero Manihot apresenta 109 espécies, porém apenas a espécie Manihot esculenta tem cultivo com fins comerciais, o que ocorre em mais de 100 países tropicais e subtropicais.
1 Origem da mandioca A mandioca é de origem brasileira e desde quando Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil a mandioca já era apreciada pelos índios que viviam por aqui. ... Sua raiz era clara como a pele da Mandi, então eles batizaram a planta de mandioca.
Mani era uma linda indiazinha, neta de um grande cacique de uma tribo antiga. Desde que nasceu andava e falava. De repente morreu sem ficar doente e sem sofrer. A indiazinha foi enterrada dentro da própria oca onde sempre morou e como era a tradição do seu povo.
Os pais regaram o local, onde a menina tinha sido enterrada, com água e muitas lágrimas. Depois de alguns dias da morte de Mani, nasceu dentro da oca uma planta cuja raiz era marrom por fora e bem branquinha por dentro (da cor de Mani). Em homenagem a filha, a mãe deu o nome de Maniva à planta.
Passaram-se quatro luas e, da terra onde Mani foi sepultada, nasceu uma planta que o índio se pôs a cultivar. Depois de um certo tempo, essa planta perdeu todas as suas folhas e Cauré acreditou que ela havia morrido. Triste, resolveu, então, arrancá-la do chão.
A Lenda da Manioca (lenda dos índios Tupi) Nasceu uma indiazinha linda e a mãe e o pai tupis espantaram-se: ... __ Coma um pouco mais, dizia a mãe. Mas a menina continuava quieta, cheia de sonhos na cabecinha.
Hoje, foi porque, remexendo velharias, topei, num almanaque, a conhecida lenda da mandioca, da linda indiazinha, Mani, que morreu sem ficar doente, sem sofrer, e foi enterrada na sua própria oca, segundo o costume da tribo. ... Assim nasceu a Manioca, depois mandioca.
Resposta. Resposta: ela esta escrita de uma forma incoerente,está pontuada de mal jeito.
Tais técnicas envolvem procedimentos como retirar a casca da mandioca, ralar a raiz, prensar a polpa resultante para retirar as toxinas, ferver a polpa para evaporar o ácido cianídrico, ou ainda fermentá-la para a produção de cauim, a bebida alcóolica tradicional nas sociedades indígenas do Brasil.
Existem várias lendas que explicam a origem da mandioca, porém a mais conhecida é sobre Mani. Mani era uma linda indiazinha, neta de um grande cacique de uma tribo antiga. ... Os índios deram o nome da raiz de Mani e como nasceu dentro de uma oca ficou Manioca, que hoje conhecemos como mandioca.
Mandioca: um cultivo milenar reinventado pelos índios terenas.
Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar. Existem registros de existirem fábricas para processamento do Bacalhau na Islândia e na Noruega no Século IX. Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, espécie que era farta nos mares que navegavam.
Hábitos do Bacalhau É um peixe que vive nas águas profundas e frias entre 100 e 200 metros de profundidade. Realiza migrações reprodutivas e também em busca de alimentos. Os juvenis preferem as águas um pouco menos profundas, entre 10 e 30 metros de profundidade. E um pouco mais próximo à costa do que os adultos.
Atualmente, a maior parte do bacalhau consumido em Portugal vem da Noruega. ... Os brasileiros incorporaram a expressão "bacalhau do Porto" provavelmente porque identificava o peixe salgado e seco consumido pelos portugueses, a maioria imigrante da região do Porto.
Os oceanos primitivos do período Cambriano, cerca de 510 milhões de anos atrás, deram origem aos primeiros tipos de peixes, denominados de ''Ostracodermas''. ... Eram peixes que não apresentavam mandíbulas, tendo o corpo recoberto por placas ósseas.
ostracodermes
Os primeiros peixes, representados pelos já extintos ostracodermos, peixes Agnatha (sem mandíbulas) surgiram, provavelmente no Cambriano. Acredita-se que os dois grupos atuais mais importantes, Chondrichthyes e Osteichthyes, surgiram no final do Devoniano e final do Siluriano respectivamente.
Porque antes, a vida na Terra, só era viável em meio aquático. Por isso os primeiros vertebrados eram os peixes. Porém, aos poucos, os vertebrados foram conquistando o meio terrestre, surgindo os anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Os primeiros organismos eram bastantes simples e a partir da aparição dos mesmos, foi assim que outros começaram a aparecer. Como é o caso dos trilobitas que são considerados uma das primeiras formas de vida do nosso planeta. Por fim podemos dizer que quem surgiu primeiro foram os trilobitas e não os peixes.
Isso porque os primeiros vertebrados a aparecer na Terra foram os peixes, há mais de 500 milhões de anos, no período Cambriano - eles são, em termos evolutivos, os ancestrais de todos os animais dotados de coluna vertebral, inclusive do ser humano.
Os mamíferos surgiram já no Mesozóico (fig. 1) há cerca de 200 milhões de anos, mais ou menos na época em que apareceram os grandes e terríveis répteis que povoam nossa imaginação – os dinossauros.
Os anfíbios surgiram há cerca de 350 milhões de anos, no Devoniano, e foram os primeiros animais vertebrados terrestres. Durante o Carbonífero, foram o grupo dominante.