Areca – Cresce rápido interna e externamente, a sol pleno ou meia sombra, sendo ideal para vasos. Azul – Alcança até 12 metros de altura e deve ser plantada isoladamente em ambientes externos para se destacar. Fênix – Mini palmeira que cresce até dois metros, a sol pleno ou a meia sombra.
Conhecida como mini palmeira, a palmeira fênix possui uma característica mais decorativa por seu pequeno porte. Ela possui um tronco fino, elegante e cresce lentamente. Sua altura é ideal para quem não quer uma árvore muito alta, já que quase nunca atinge mais de quatro metros de altura.
As palmeiras são ótimas plantas ornamentais, perfeitas para as pessoas e decoradores que buscam valorizar os interiores e pequenos canteiros com sua presença. Nesta parte, falaremos das palmeiras que podem ser facilmente cultivadas em vasos pequenos e em canteiros.
Conheça agora os principais tipos de palmeiras utilizadas em jardins
Procure por folhas com formato de plumas (ou folhas pinadas). O primeiro passo para identificar uma palmeira é observar o formato das folhas, sendo o tipo mais comum semelhante a uma pluma: as folhas crescem a partir de uma nervura central longa que nasce no topo do tronco, formando uma espécie de coroa.
Se você suspeitar que sua planta está morta, mas não tem certeza. Você deverá fazer o teste das hastes / caule. Esse é o jeito mais rápido de saber se uma planta esta morta ou não. Mas se o caule estiver mole ou quebradiço, verifique as raízes com as mesmas condições.
Lembre-se que as árvores vivas têm galhos verdes e flexíveis. Passo 2: Realize uma pequena raspagem na casca da árvore utilizando uma faca ou até mesmo a unha e procure por uma camada verde de baixo da casca que esteja úmida ao toque. Caso essa camada esteja marrom e seca significa que o galho está morto.
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
Saiba como recuperar uma planta seca
Se ainda assim não houver sinal de tecido verde, vá em direção à base, perto da raiz. Se não houver nada verde, então sim, sua plantinha morreu. Já se a árvore for maior, observe se há o surgimento de fungos na base do tronco e o som oco ao bater na madeira. Caberá então à você decidir o que fazer.
Se você se esquecer de molhar o seu Bonsai até que o solo seque completamente, as raízes da árvore vão secar e morrer. Em poucos dias você vai ver as folhas de sua árvore se definhar e cair.
Por isso, o ideal é regá-la diariamente com bem pouca água, para manter a umidade da terra constante. No entanto, se não for possível, tente manter uma frequência de rega de três vezes por semana. Se você achar que ainda não está na hora de regar sua samambaia, toque a terra. Estando seca, regue.
Como regar samambaias Dedo sai limpo, é hora de molhar a planta. Com um regador, molhe bem a planta e deixe que escoe todo o excesso, inclusive o que fica no pratinho. Para samambaias, pratos são bom para aparar alguns pingos, não pra servir de reservatório. E, outra dica de outro: não use água fria.
O vento desidrata a planta mais rápido que o sol, pois retira das folhas a microcamada de umidade formada para manter as mesmas hidratadas. É importante manter o vaso da samambaia sempre úmido. Plantas com pouca rega ficam amareladas e suas folhas secam rapidamente.
Borrife água nas folhas nos dias quentes,frios e secos. Principalmente quando a umidade so ar estiver muito baixa 2. Mantenha em local muito iluminado. Samambaias gostam de luz indireta ou de solzinho fraco da manhã.
Como as samambaias são plantas que apresentam muitas folhas, seu crescimento é acelerado após a adubação. É importante que após o enchimento do vaso, seja feito o corte ou separação das mudas, para que esse crescimento não sufoque as novas brotações.